domingo, abril 30, 2006

"A crise do 'chop suey' instalou-se em Portugal"

Como revela um artigo das jornalistas Sofia Jesus e Diana Quintela, publicado no Diário de Notícias de hoje, "São quase das dez da noite. O ecrã de televisão, no alto da parede, aguarda pela hora das legendas do karaoke. Nas mesas ainda não se canta, mas o convívio e o álcool já enchem de risos a sala com cheiro a crepes. Uma mistura de ingredientes que levou Pedro a escolher este restaurante chinês para celebrar o seu 29.º aniversário. E contrariar a tendência que, um mês depois da inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tem afastado os clientes de outros restaurantes. Mesmo assim, há quem vá... e se recuse a comer."
Este texto está acessível na íntegra.

"Turismo Sustentável nas Margens do Guadiana é apresentado na Ovibeja"

O pressTUR noticia que "O projecto de Turismo Sustentável nas Margens do Guadiana (TURSO), resulta de uma cooperação transfronteiriça entre o Alentejo, Algarve e Andaluzia, com vista a desenvolver e promover turisticamente, de forma harmoniosa, o território do Baixo Guadiana.
A apresentação do projecto TURSO terá lugar no dia 4 de Maio, pelas 11 horas, no âmbito da 23ª Ovibeja, no Auditório Expobeja, no recinto do certame.
O Presidente da Região de Turismo Planície Dourada, Presidente da Associação Odiana, Delegada de Turismo, Comercio y Deporte de Andalucia, e Presidente da Mancomunidad de Municipios Beturia vão estar presentes na apresentação.
Os parceiros deste projecto, desenvolvido no âmbito do programa Interreg IIIA, são a Região de Turismo Planície Dourada, a Associação Odiana e a Junta de Andalucia, representada pela Mancomunidad de Municipios Beturia." (As hiperligações foram acrescentadas)

IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX

Depois do célebre inquérito de Francisco Keil do Amaral à arquitectura regional portuguesa iniciado no verão 1955, eis um novo e importante instrumento para a defesa da nossa arquitectura: Inquérito à Arquitectura do Século XX (IAPXX), lançado publicamente no Porto no passado dia 27 de Abril pela Ordem dos Arquitectos, o qual se encontra disponível em www.arquitectos.pt.
Para além da base de dados com mais de seis mil imóveis foi simultaneamente lançado um livro que selecciona cinco centenas de imóveis e um CD-ROM (edição do Expresso de 29 de Abril).
À Professora Ana Tostões que coordenou cientificamente a obra e à bastonária Helena Roseta uma palavra de reconhecimento por este relevante contributo. Os portugueses em geral e o seu turismo em particular muito têm a ganhar com o aprofundamento das preocupações na salvaguarda no nosso património arquitectónico.
A arquitectura dos edifícios destinados a empreendimentos turísticos deveria consagrar este tipo de preocupações. Naturalmente que umas tipologias serão mais permeáveis que outras à influência dos valores da arquitectura portuguesa mas há que enfrentar esta candente problemática com a máxima urgência. São infelizmente muitos os exemplos recentes de hotéis, moradias e apartamentos turísticos que descaracterizam a paisagem ferindo a nossa sensibilidade visual.

sexta-feira, abril 28, 2006

"Banhistas com missões de vigilância" em Portugal

Também de acordo com o Jornal de Notícias, "Banhistas que tenham comportamentos perigosos ou ambientalmente incorrectos passarão, em breve, a estar sujeitos a multas ou outras sanções. O Conselho de Ministros aprovou ontem um decreto-lei que, segundo descreveu Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, assenta no 'princípio da responsabilidade' dos utentes e procura criar 'o enquadramento da autoridade nas praias'.
O documento regulamenta um diploma já aprovado na Assembleia da República e 'tipifica os actos ilícitos praticados por titulares de licenças ou concessões de zonas de apoio balnear, por nadadores-salvadores e por utentes', abrangendo praias marítimas, fluviais e lacustres.
Parte-se do entendimento de que os banhistas têm, enquanto utilizadores das praias, 'uma missão partilhada de vigilantes', explica Jorge Lacão. Razão para que sejam um dos agentes considerados para 'maior disciplina, segurança e bem-estar', de que são também beneficiários." (A hiperligação foi acrescentada)

"Europa quer fomentar novo modelo de turismo cultural"

Nos termos de um artigo de Américo Sarmento, publicado no Jornal de Notícias, "Os ministros europeus da Cultura querem criar, em finais deste ano, a categoria 'Património Europa', com o objectivo de fomentar um novo modelo de turismo cultural. O anúncio foi feito ontem por Cármen Calvo, ministra espanhola, na abertura da cimeira de ministros da Cultura, em Granada. A mesma responsável disse que a nova categoria vai também conseguir uma visão 'mais integrada da Europa'.
Segundo Cármen Calvo, a declaração de 'Património Europa' é uma proposta impulsionada em particular por Espanha e França, que a remeteram aos outros países, muitos dos quais se mostraram já a favor da iniciativa. O projecto tem como objectivo realçar locais que foram 'testemunha' da história da Europa, são emblemas da identidade europeia e podem ajudar a fortalecer o sentimento de pertença à União Europeia. A classificação será aplicada com regras idênticas às aplicadas pela UNESCO e pelo Conselho da Europa em termos de protecção patrimonial."

"INAC dá licença à Hi Fly para voar com Air Luxor à beira da falência"

Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, "O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) surpreendeu o sector aéreo ao atribuir o certificado de operador aéreo (COA) à Hi Fly, empresa criada pela família Mirpuri, e que sucede agora à Air Luxor, que enfrenta um pedido de falência no Tribunal de Comércio de Lisboa. O INAC explica a decisão com o facto de 'a Hi Fly ser uma pessoa colectiva completamente distinta da Air Luxor. São duas realidades jurídicas autónomas e independentes'. Em declarações ao DN, fonte da Hi Fly confirma a atribuição do certificado, depois de ter sido licenciada em Janeiro deste ano.
A Hi Fly explica ainda que é uma 'companhia aérea dedicada ao mercado charter', enquanto a Air Luxor se dedica ao mercado regular. Esta empresa 'continua a aguardar o desfecho do processo interposto pela Sale, empresa de Singapura, que exige o pagamento de dívidas da ordem dos cinco milhões de euros.'" (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

quinta-feira, abril 27, 2006

Manutenção do Instituto de Turismo de Portugal: Um golpe de rins prenunciador de uma nova intelligenzia na condução dos destinos do turismo?

Caros colegas:

Para vosso conhecimento e comentários, que desde já agradeço, coloquei no + Lex Turistica o meu artigo de opinião (Publituris on-line de 24/4/2006 e edição papel de 5/5/2006) sobre a Resolução do Conselho de Ministros que aprovou o PRACE.

Governo português aprova o Acordo de Cooperação com o Brasil em matéria de Turismo

Como refere o correspondente Comunicado, na reunião de hoje do Conselho de Ministros, o Governo de Portugal aprovou o "Decreto que aprova o Acordo de Cooperação no domínio do Turismo entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Salvador, em 30 de Outubro de 2005.
Este Acordo estabelece uma base jurídica para o desenvolvimento da cooperação no domínio do turismo, permitindo um melhor entendimento da vida, história e património cultural das duas nações à luz da evolução observada desde o Acordo assinado em 1981. Ambos os países promoverão o intercâmbio de informações nos mais diversos domínios como, como sejam, a troca de experiências no restauro do património artístico e arquitectónico e no domínio do desenvolvimento sustentável e da promoção da qualidade."

Nota: Como é referido no próprio Comunicado, actualmente vigora o Acordo de 3 de Março de 1981, o qual está disponível aqui.

"Turismo algarvio promove campanha de sensibilização ambiental para reduzir poluição"

De acordo com o Público Última Hora, "A partir deste mês e até ao final do ano, o Algarve é o alvo da campanha de sensibilização ambiental 'Algarve com Mais Prazer', com o objectivo de reduzir a poluição, promovida pela Região de Turismo e pelo Plano Regional de Turismo do Algarve (PRTA).
Os primeiros suportes de comunicação visual que alertam os viajantes para a necessidade de proteger o ambiente e reduzir a poluição foram colocados a 13 de Abril nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia pode ser lida na íntegra.

Em Portugal, "Nestlé condenada a pagar 1M€ por violação da lei da concorrência"

O Diário Económico noticia que "A Nestlé Portugal foi condenada a pagar 1 milhão de euros por violação da lei da concorrência nos contratos de fornecimento de café a hotéis, restaurantes e cafetarias, anunciou hoje a Autoridade da Concorrência.
Em comunicado, a AdC afirma que várias cláusulas dos contratos 'consubstanciam uma prática anti-concorrencial' ao procurarem 'restringir a concorrência no mercado de fornecimento de café para consumo fora de casa', em particular a vinculação de hotéis, restaurantes e cafetarias a cláusulas de exclusividade, sem termo certo. 'As referidas cláusulas têm sido utilizadas, pelo menos, desde 1999 e foram mantidas em vigor até à conclusão deste processo', afirma o comunicado.
Além da coima de um milhão de euros, a AdC obrigou a Nestlé a eliminar as cláusulas contratuais que 'impliquem uma duração da obrigação de compra exclusiva por período superior a cinco anos'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

"Aviação: companhias querem vender lugares de pé" (!)

Segundo o Opção Turismo, "O fabricante de aviões comerciais Airbus discute com várias linhas aéreas asiáticas a possibilidade de oferecer lugares para passageiros viajarem de pé, aumentando assim a capacidade das aeronaves da empresa para 853 pessoas.
Para que a iniciativa seja aceita, as companhias aéreas exigem que sejam criados espaços especiais para que os passageiros possam viajar de pé confortavelmente e de forma segura. Todavia, até ao momento nenhuma delas concordou com a proposta até agora.
De acordo com especialistas que leram a proposta da Airbus, o projecto da empresa prevê que os passageiros de pé fiquem apoiados em cabines acolchoadas.
O espaço para cada passageiro de pé teria apenas cerca de 63 centímetros, em vez dos 70 centímetros actualmente usados para os lugares mais pequenos dos jactos comerciais. A iniciativa iria permitir que o novo avião A.380 da Airbus transportasse 853 passageiros, em vez da capacidade de 500 pessoas dos jactos convencionais.
Se as empresas aéreas adoptarem o projecto, as viagens para passageiros em pé só poderão ser aplicadas no caso de voos de curta distância."

quarta-feira, abril 26, 2006

"Tribunal do Porto chumba patrocínio da Betandwin"

Nos termos de um artigo da jornalista Filipa Ambrósio de Sousa, publicado no Diário Económico de hoje, "O Tribunal Cível do Porto considerou nulo o contrato de patrocínio celebrado entre a Betandwin e a Liga de Futebol mas a decisão judicial não obriga à suspensão imediata dos efeitos desse contrato, um facto que levou a Santa Casa da Misericórdia a interpor uma nova acção judicial.
A actividade da empresa austríaca de apostas on-line foi considerada ilegal em Portugal na medida em que a Betandwin está a violar o direito nacional já que a legislação portuguesa atribui à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa o exclusivo da exploração de jogos sociais. Contactada pelo Diário Económico, a Betandwin guardou para hoje uma resposta à decisão.
Para já, segue o processo. Na próxima semana, a Santa Casa da Misericórdia vai apresentar a acção principal que é o procedimento obrigatório após o pedido de uma providência cautelar." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Nota: O Público Última Hora noticia que "A Associação Portuguesa de Casinos vai exigir uma indemnização à Liga Portuguesa de Futebol e à empresa de jogo online Betandwin, depois de um tribunal do Porto ter declarado nulo o contrato de patrocínio entre as duas entidades." Este texto está também disponível na íntegra.

Direito Societário: Grupo Whitbread vende hotéis Marriot

O jornal impresso O Estado de São Paulo de 24/04/06 noticiou que o banco escocês Royal Bank of Scotland comprou 46 hotéis da marca Marriot no Reino Unido, por US1,8 bilhão. Os hotéis pertenciam a uma sociedade constituida entre a britânica Whitbread e a Marriot International. A Whitbread, dona das marcas de Pizza Hut e TGI Friday, anunciou em março do ano passado que planejava deixar as operações de franquia da rede hoteleira, que por sua vez continuará administrando os hotéis após a venda.
Adaptações no texto e hiperligações acrescentadas.

Turismo e Ambiente: "Ecologistas contra projecto turístico na mata de Sesimbra" (Portugal)

Segundo o Diário de Notícias de hoje, "As associações ambientais querem ver chumbado o novo Plano de Pormenor da Zona Sul da Mata de Sesimbra, que consubstancia um empreendimento turístico de grandes dimensões naquela área. O excesso de ocupação (8 mil alojamentos para 30 mil pessoas) e questões de planeamento deixam insatisfeitos os ambientalistas, que desconfiam do projecto promovido pela empresa Pelicano, seguindo os princípios de sustentabilidade estabelecidos pela World Wildlife Fund (WWF).
A Liga para a Protecção da Natureza, a QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza, e o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) dizem que os problemas se sobrepõem às virtudes. Pode ainda ler-se na conclusão do documento que 'este tipo de projectos, com carácter demonstrativo de construção sustentável com o carimbo da WWF, são favoráveis ao desenvolvimento urbano do país desde que os benefícios sejam de facto compensatórios'. Os ambientalistas acrescentam que isso pode ser atingido com dimensões de ocupação menores ou com projectos de reabilitação de zonas degradadas a necessitar de requalificação." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

terça-feira, abril 25, 2006

25 de Abril: 32 anos!

"Agências de viagens afirmam que não há turistas portugueses em Dahab"

Segundo o jornal Público Última Hora, "A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo afirmou, esta noite, que 'não há indicações' da presença de turistas portugueses em Dahab (Egipto), onde três explosões provocaram hoje mais de 20 mortos e entre 60 a 70 feridos. As autoridades egípcias já afirmaram que as três explosões foram provocadas por bombas accionadas por terroristas que se encontravam longe do local, e não por suicidas.
As agências de notícias Reuters e AP informam que, de acordo com os dados mais recentes, os ataques contra a estância turística de Dahab, na península do Sinai, provocaram 21 mortos e entre 60 a 70 feridos. A AFP avança, por seu lado, que o triplo atentado causou 22 vítimas mortais, sendo que outras 79 pessoas sofreram ferimentos."
Este artigo está disponível na íntegra.

segunda-feira, abril 24, 2006

"Portugália está a voar com tripulação mínima de segurança"

O Diário de Notícias denuncia que "O pessoal de cabina da Portugália está insatisfeito com as condições em que está a voar e acusa a administração de 'falta de diálogo'. Em causa está a saída de pessoal que não tem sido reposto. Ou seja, por vezes, 'os aparelhos saem com a tripulação mínima de segurança, provocando grande desgaste no pessoal que tem de realizar o trabalho de duas pessoas', afirmou ao DN uma assistente de bordo.
Em declarações ao DN, João Ribeiro da Fonseca, presidente do conselho de administração da Portugália (PGA), garante que a companhia voa cumprindo todos os 'parâmetros de segurança'. E apoia-se nas acções de fiscalização que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) faz periodicamente aos aparelhos.
A queixa dos trabalhadores da PGA foi apresentada a Ribeiro da Fonseca há cerca de um mês pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). Na altura, o presidente da transportadora comprometeu-se a só realizar voos com tripulação mínima em "casos de extrema necessidade", disse fonte do SNPVAC ao DN." (As hiperligações foram acrescentadas)

Este artigo está disponível em texto integral.

"Assador de leitões detido pela ASAE"

Como revela um artigo de Miguel Gonçalves, também publicado no Jornal de Notícias de hoje, "A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve um comerciante de leitões, na madrugada de ontem, no concelho de Oliveira do Bairro, e apreendeu 13 carcaças de animais que foram ilegalmente abatidos e que se preparavam para ser assados no forno.
Segundo fonte judicial, o indivíduo, já referenciado pelas autoridades por suspeitas da prática reiterada de infracções semelhantes, vai ser presente, hoje, ao Tribunal de Anadia, onde terá de responder pelo crime de abate clandestino, cuja pena pode ir até três anos de prisão.
A mesma fonte contactada pelo JN referiu que 'o que está em causa não é o número de leitões apreendidos, mas, isso sim, o facto de o arguido, na sua qualidade de comerciante, ter a responsabilidade acrescida de zelar pela saúde dos seus clientes. E ao fugir ao controlo sanitário dos animais que vende, está a colocar em perigo a saúde pública, uma vez que ele não sabe se os leitões têm ou não doenças'.
Para a nossa fonte, o infractor 'demonstra, com este comportamento ilegal, desprezo pelos outros, o que é mais grave do que o próprio crime cometido. Não pode, por isso, passar impune'."

"'Exigimos mais respeito pelo Luso-Buçaco'"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "A posição de desagrado assumida pela Junta de Turismo Luso Buçaco face à sua não inclusão na campanha publicitária 'Portugal um mundo para descobrir', promovida pelo Instituto de Turismo de Portugal e disponível no sítio da Internet www.escapadinha.com.pt, tem desde logo origem no facto deste organismo do concelho da Mealhada não ter sido consultado, nem informado sobre a iniciativa, bem como dos seus objectivos e, eventualmente, das condições mínimas prévias de participação, se as havia."
As posições da Junta de Turismo do Luso-Buçaco estão acessíveis nesta peça.

domingo, abril 23, 2006

Empresa aérea responsabilizada por overbooking

Empresa aérea deve ser responsabilizada por vender passagem em excesso e não ter como acomodar todos os passageiros que se programaram antecipadamente para a viagem. O entendimento, unânime, é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás.
O tribunal condenou a TAM a indenizar o engenheiro civil Ottomilton Gomes de Souza Neto em R$ 10 mil por danos morais e R$ 115 por danos materiais, pela prática de overbooking. O engenheiro foi impedido de embarcar para Palmas (TO) e fazer a concurso público para perito criminal federal.
Para o relator da matéria, desembargador Carlos Escher, a alegação da TAM de que existe “culpa concorrente” por parte do engenheiro, já que ele teria marcado seu embarque para o mesmo dia da prova, é absurda e inaceitável, pois, a seu ver, o passageiro não tem que marcar seus compromissos prevendo as falhas na entrega do serviço adequado da empresa aérea. Para o desembargador, o passageiro não pode ser responsabilizado por não ter embarcado já que comprou a passagem com mais de 15 dias de antecedência e compareceu no horário regular para o embarque.
Ao analisar o caso, o desembargador Carlos Escher seguiu ainda o entendimento do advogado e professor do Distrito Federal Airton Rocha Nóbrega que, no artigo Overbooking e Reparação de Danos, expôs que: “O ato irregular que se permitem praticar algumas empresas de transporte aéreo, impingindo ao usuário a perda de compromissos previamente ajustados, não se justifica e não pode deixar de ser tratada como grave infração ao direito do usuário e ao dever de prestar serviço adequado. O descaso e o desrespeito devem, em tais circunstâncias, ensejar a respectiva reparação dos danos causados, inclusive no plano meramente moral, quando não se puder quantificar e demonstrar danos materiais”.
Fonte:www.etur.com.br

Regiões de Turismo e o PRACE... mais uma investida centralista

Parece ter terminado mais uma investida do centralista relativamente a estas importantes instituições do turismo português. A Resolução do CM nº 39/2006 consagra a política e juridicamente fecunda proclamação de que as dezanove regiões de turismo deixam de integrar o MEI, saindo da administração central do Estado. Nos próximos meses será certamente apresentado e discutido um novo enquadramento jurídico para estes importantes órgãos de proximidade.

A importante questão das atribuições que eram prosseguidas pela DGT

A Direcção-Geral das Actividades Económicas (DGAE), organismo a criar, integrará as atribuições de natureza normativa da Direcção-Geral de Turismo (DGT) enquanto as demais serão, por exclusão de partes, cometidas ao ITP de harmonia com a Resolução do CM que aprova o PRACE.
Este é outro problema que carece dum maior aprofundamento, de reflexão, pois não era essa a solução final do relatório PRACE. Empresas de animação, agências de viagens passam, ao que parece, a ser licenciadas pela DGAE. No entanto, fará sentido a DGAE emitir um parecer vinculativo no domínio do projecto de arquitectura de um estabelecimento hoteleiro? Não será preferível tais atribuições e outras no domínio da legislação dos empreendimentos turísticos que pressupõem um elevado grau de conhecimento e uma forte especialização sejam transferidas para órgãos de proximidade de harmonia, aliás, com os princípios constitucionais da descentralização e da subsidiariedade? E as atribuições da DGT quanto ao relevante aspecto do ordenamento do território não devem ser prosseguidas pelo ITP?

Extinção da Inspecção-Geral de Jogos

Diferentemente do preconizado no relatório final do PRACE, a Inspecção-Geral de Jogos foi extinta pela Resolução do CM que aprova o PRACE, transitando as suas atribuições para a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), contrariando, assim, as públicas pretensões do presidente da Associação Portuguesa de Casinos. Como não é expectável que a ASAE venha a ficar sobre a tutela da Secretaria de Estado do Turismo, impõe-se que esta questão seja alvo de um estudo mais aprofundado e que atenda, na medida do possível, ao interesse público e às legítimas expectativas do sector.

Publicado o livro "Lei do Jogo - Anotada e Comentada", em Portugal

Na semana finda, a Almedina, de Coimbra, editou a Obra de Januário Pinheiro, Lei do Jogo - Anotada e Comentada, pela qual, nos precisos termos da sua apresentação, "Pela primeira vez, em Portugal, dá-se a conhecer ao público, em geral, os segredos do intrincado mundo normativo que urde a actividade do jogo de fortuna ou azar.
Na senda duma sociedade aberta, a Administração Pública tem de seguir-lhe o passo. Com esse propósito, todos os que de alguma forma intervêm nessa labuta são chamados a dar a sua quota-parte. Eles são os tribunais, através das magistraturas, eles são os professores em pareceres da matéria, eles são os legisladores corporizando o sentir geral, eles são os práticos da disciplina criada. Por isso, aqui se mesclam posições legais, controvérsias doutrinárias e jurisprudenciais. No entanto, uma instituição se sobreleva, dentre todas: a Inspecção-Geral de Jogos. É natural. Ela é, desde 1927, o organismo que tutela o jogo, em todo o território nacional.
Este livro é também um sinal dos tempos. O jogo é diversão, espectáculo. O casino é uma festa. O jogo, nos últimos 15 anos, teve uma evolução enorme. Modernizou-se, vendendo sonhos, e cresceu. A festa continua.
Porém, não levará muito tempo que o jogo não esteja ao pé da porta. Tudo mudará. O laissez faire, laissez passer vai erigir-se em cânone sagrado.
Assim o determinam as finanças e reivindicam as pessoas."

"Um bilhete para a TAP"...

O Jornal de Notícias de hoje publica um interessante, crítico, artigo de opinião de Elisa Ferreira, Deputada portuguesa ao Parlamento Europeu e antiga Ministra do Ambiente (1995-1999) e do Planeamento (1999-2002), a propósito do serviço prestado pela TAP, a ser lido na íntegra!

"UGT vai apresentar proposta: Pontes descontadas em dias de férias"

Como dá conta um artigo dos jornalistas Sandra Rodrigues dos Santos/Paulo Marcelino, publicado no Correio da Manhã, "As pontes – como os feriados – prejudicam a economia e a produtividade do País. Os onze feriados oficiais de cada ano mais o Carnaval e o feriado municipal têm um impacto de 4,4 mil milhões de euros – três por cento no Produto Interno Bruto (PIB) português, que é pouco superior a 147 mil milhões por ano. Para minimizar estes custos, a UGT propõe que os dias gozados como pontes passem a ser descontados nas férias dos trabalhadores.
'Os feriados ligados a fins-de-semana pelas chamadas pontes têm um custo e é fundamental que se chegue a um acordo que estabeleça dispensas que depois sejam descontadas no período de férias', defendeu João Proença, secretário-geral da UGT, ao CM, adiantando que a questão deverá ser debatida em sede de concertação social.
Para o sindicalista, esta solução 'beneficiaria na mesma o trabalhador, sem prejudicar a economia ou a produtividade do País e melhoraria o funcionamento das empresas'." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto está acessível na íntegra.

sábado, abril 22, 2006

Anac recua e diz que não vetou venda da VarigLog Para presidente da agência, ainda há saída para a Varig

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou o discurso em relação à venda da VarigLog para a Volo do Brasil. Ontem, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, convocou a imprensa para esclarecer que o órgão não rejeitou a venda, apenas não a autorizou por falta de documentação. A Anac deu um prazo de 15 dias para a Volo entregar os documentos pendentes, entre eles uma certidão referente ao pagamento de débitos com o INSS.
Sócia brasileira do fundo de investimentos Matlin Patterson, a Volo comprou a subsidiária de logística do Grupo Varig em 2005 por US$ 48 milhões. Recentemente, a Volo, por meio da VarigLog, fez uma oferta de US$ 400 milhões pela Varig que é considerada por muitos como a única saída viável para a empresa.
"A Volo nos comunicou hoje (ontem) que já providenciou o documento. No momento em que a agência receber, nos reunimos de novo e aprovamos", afirmou o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, que esteve reunido com representantes da Volo no Rio de Janeiro. A assessoria da VarigLog insiste, porém, que a documentação que estaria pendente foi entregue ao antigo DAC, no Rio, e que, por "razões burocráticas" a diretoria da nova Anac ainda não havia tomado conhecimento.
O presidente da Anac sinalizou que o fato de um dos controladores do consórcio Volo ser um fundo estrangeiro não será impedimento para a aprovação da compra da VarigLog. Este era um dos questionamentos do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), que chegou a entrar com uma reclamação formal no órgão. Segundo ele, a Volo tem mais de 80% de seu capital formado por investidores nacionais, como determina a lei brasileira.
O presidente da Anac se mostrou confiante numa solução para a crise financeira da Varig e afirmou que a empresa opera com segurança. "Podemos dizer que se o passageiro quiser voar numa empresa segura, pode voar Varig. A fiscalização está intensa e a empresa tem uma cultura de segurança muito grande.
"O executivo disse que há muita cobrança sobre o desempenho da Varig, mesmo quando ela melhora em itens como a pontualidade de seus vôos. que melhorou em março. "Se houve um atraso em um avião da Varig é notícia. Se for em outra companhia, não", argumentou. Para Zuanazzi, a falência da Varig não é boa para o setor. "A empresa é uma importante marca do Brasil no exterior.
"O recuo da Anac aconteceu depois de uma intervenção da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Segundo fontes em Brasília, na noite de anteontem, depois da divulgação do comunicado da Anac com o veto à venda da VarigLog para a Volo, a ministra convocou a diretoria da Anac e repreendeu seus quatro diretores. Como resultado, o discurso do presidente da Anac e da ministra estavam bem afinados ontem, ambos preocupados em tranqüilizar os passageiros.
O veto da Anac à venda da VarigLog para a Volo, ontem desmentido, serviu para acabar com qualquer resto de otimismo do mercado financeiro em relação à Varig. Pelo menos três bancos de investimentos - UBS, Bear Stearns e Merryll Lynch - elevaram ontem suas recomendações de compra de papéis das concorrentes TAM e Varig com base em prognósticos sombrios para a Varig. Como resultado, os papéis das duas aéreas se valorizaram fortemente ontem.

Luta continua

Desde que o juiz Luiz Roberto Ayub afastou a hipótese de decretar a falência da Varig, houve incremento na venda de passagens.
Na comparação entre quinta passada, último dia útil antes do feriadão, e terça, primeiro dia útil depois da notícia, a procura por bilhetes cresceu 33%.

Afinal mantem-se o Instituto de Turismo de Portugal

Na passada sexta-feira, 21 de Abril, foi publicada no Diário da República nº 79 I-B, a Resolução do Conselho de Ministros nº 39/2006, que aprova o Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

A grande novidade relativamente à informação anterior, designadamente à publicada no sítio oficial no dia da aprovação das medidas é a de o Governo ter acabado por manter o Instituto de Turismo de Portugal (ITP). O que se me afigura, sem embargo do que já escrevi em artigos de opinião anteriores, a melhor solução possível face à lógica necessariamente reducionista do PRACE. Com efeito, a criação à última da hora do Instituto Português de Turismo ou da Agência Nacional de Turismo, afectavam substancialmente a credibilidade do Executivo, mercê do seu carácter errático, da tergiversação revelada na busca de uma trave mestra da administração central do turismo português.

"Meio milhão de camas clandestinas no Algarve"

Nos termos de um artigo do jornalista Idálio Revez, também constante do Público de hoje, "As camas turísticas 'paralelas' no Algarve são quatro ou cinco vezes superior ao número das legalizadas. Os empresários do sector turístico, ontem reunidos em Vilamoura, dizem-se dispostos a entrar nas malhas da legalidade, só que o emaranhado de diplomas é tão complexo que os remete para a clandestinidade.
Segundo a Direcção-Geral de Turismo, no Algarve, existem 110.590 camas legalizadas. Porém, as entidades oficiais estimam que há uma oferta paralela de meio milhão. O presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, diz que se trata de 'uma falácia, porque os dados estão viciados'. O número que é apontado, sublinha, 'parte do princípio que todas as camas das 106.500 de casas de segunda residência, com quatro ou cinco camas, se destinam ao mercado de arrendamento - o que não é verdade'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Pelo seu manifesto interesse didáctico, este texto foi transcrito para o + Lex Turistica.

"Varig despede 30 funcionários em Portugal"

De acordo com um artigo da jornalista Inês Sequeira, constanta da edição de hoje do Público, "O encerramento dos escritórios portugueses da Varig, devido ao cancelamento das ligações aéreas da companhia brasileira para Portugal a partir de 16 de Maio, irá resultar no despedimento dos 30 funcionários que trabalham para a transportadora brasileira em Lisboa e no Porto.
A informação foi ontem avançada ao PÚBLICO por um representante do Sitava - Sindicato de Trabalhadores de Aviação e Aeroportos, José Matos, com base em indicações avançadas pela direcção da empresa em Portugal. 'Esta medida é para ser definitiva', adiantou o mesmo responsável, lembrando que Lisboa é a base mais antiga da companhia brasileira na Europa.
O tráfego da transportadora brasileira para Lisboa, único destino português para onde voa, tem vindo a diminuir. Entre o ano passado e 2004, os números de movimentos de aeronaves e de passageiros caíram mais de nove por cento, mas o decréscimo homólogo foi ainda mais forte no primeiro trimestre deste ano: entre 19 e 22 por cento.
O abandono das ligações a Lisboa foi anunciado no âmbito da reestruturação da companhia, mas devem manter-se outros destinos europeus: Madrid, Milão, Paris, Frankfurt e Londres. Apesar de ter caído para a terceira posição entre as empresas brasileiras do sector nos voos internos, a Varig mantém a liderança das ligações internacionais para fora do Brasil." (A hiperligação foi acrescentada)

"EasyJet forçada a cancelar rota Milão-Olbia"

Segundo a Agência Financeira, "Depois de ter anunciado o início desta rota, a easyJet divulga agora, em comunicado, que foi hoje 'forçada a cancelar o seu voo inaugural entre Milão e Olbia devido a uma recusa ilegítima da ENAC (Ente Nazionale Aviazione Civile - Autoridade de Aviação Nacional Italiana) em permitir o voo da easyJet'.
'As autoridades italianas objectaram à conexão da nova rota da easyJet entre a sua base de Milão Malpensa e Olbia, na Sardenha, reforçando desta forma o monopólio da companhia aérea incumbente Meridiana, sob a forma do Public Service Obligation', acrescenta o mesmo comunicado." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia está acessível em texto integral.

sexta-feira, abril 21, 2006

"Varig cessa operação própria para Lisboa mas mantém code-share com a TAP"

Segundo o pressTUR, "A Varig cessa dia 15 os voos próprios entre o Brasil e Portugal, mas vai manter o code-share com a TAP, confirmou ao PressTUR uma fonte da companhia em Lisboa, que adiantou estar prevista para amanhã a divulgação de um comunicado.
A mesma fonte adiantou que se vão manter as operações da companhia brasileira para Madrid, Espanha, um mercado que também está sob a direcção de Sérgio Valentim, que assumiu o mercado português em Maio e a partir de Setembro acumulou os dois países ibéricos."
Os desenvolvimentos desta notícia estão acessíveis em texto integral.

"Estratégia de promoção quer captar mais turistas" para Lisboa

Nos termos de um artigo de Gina Pereira, publicado no Jornal de Notícias de hoje, "Aumentar o número de turistas estrangeiros, gerar mais receitas e manter os actuais níveis de satisfação manifestados pelos que actualmente visitam Lisboa são os objectivos do Plano de Marketing Estratégico do Turismo de Lisboa para 2007/2010, que deverá estar pronto até ao final deste semestre. Ontem à tarde, no Lisboa Welcome Center, foram apresentados aos agentes turísticos o diagnóstico da situação e as principais tendências do sector, já traçadas por um grupo de consultores da Roland Berger, um trabalho que está a ser feito em conjunto com o Turismo de Lisboa (TL)."
Este texto está acessível na íntegra.

quinta-feira, abril 20, 2006

"'Clientes com algemas' em seminário", hoje em Lisboa

O Turisver noticia que "Com o apoio da Confederação do Turismo de Portugal e da Associação de Hotéis de Portugal, a Segthor realiza hoje o seminário 'Clientes com algemas' para a apresentação de um novo produto de CRM. O Secretário de Estado do Turismo preside ao seminário.
CRM – Customer Relationship Management, gestão do relacionamento com o cliente. Objectivo subjacente: fidelização do cliente. Este e outros temas serão abordados no seminário desta tarde, que além de representantes da CTP e da AHP terá como oradores Eduardo Abreu, da Neoturis - A importância das estratégias de fidelização de clientes na hotelaria - e Carlos Brazão, da VektorPlus Iberia - Espanha: o desafio a ganhar - entre outros. Estão previstas uma demonstração do serviço a cargo do hotel Madeira Regency e um período de debate." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está disponível na íntegra.

Para mais informações:
E-mail: monica.silva@segthor.com
Tel.: +(351) 291 002 910

"Candidatura das caves [do Vinho do Porto] pode entrar na UNESCO antes do Verão"

O Diário de Notícias de hoje revela que "A candidatura das Caves do Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, a Património da Humanidade pode ser apresentada ainda antes do Verão. A informação foi dada por Luís Filipe Menezes, presidente da autarquia gaiense, e confirmada pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que passou a manhã de ontem numa visita de trabalho àquele concelho, tomando contacto com equipamentos para onde se projectam, ou em que já decorrem, obras de recuperação.
'Apoiaremos a nível diplomático a concretização da candidatura, nomeadamente junto da UNESCO', afirmou a ministra, para quem o êxito do processo representaria 'o fechar de um ciclo', após a classificação do Douro Vinhateiro e do Centro Histórico do Porto." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.

quarta-feira, abril 19, 2006

"TAP e Star Alliance têm planos para eventual ruptura da Varig"

Como revela um artigo da jornalista Ana Suspiro no Jornal de Negócios Online, "A TAP e a Star Alliance têm planos de contigência para responder às necessidades dos seus passageiros em caso de uma eventual ruptura no serviço da Varig, que enfrenta graves dificuldades financeiras.
Questionado pelos jornalistas sobre esta eventualidade, Fernando Pinto, presidente executivo da TAP, referiu que é normal que a companhia tenha planos para caso de ruptura na oferta da Varig que assegura, através do 'code-share' a distribuição dos passageiros da companhia portuguesa no Brasil, que é hoje o principal mercado da TAP. O plano passaria por reforçar os voos o mais possível para escoar os passageiros da Star Alliance.
No entanto, Fernando Pinto não acredita que o pior cenário se venha a concretizar e reafirmou a sua confiança de que a Varig vai superar a situação. Quando se agravaram os problemas financeiros da Varig, em meados do ano passado, a TAP foi a empresa escolhida pela Star Alliance para apoiar a companhia brasileira, tendo chegado a apresentar um plano de recuperação para a empresa." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.

"Pastel de nata em digressão europeia"

Segundo o PortugalDiário, "O café Martinho da Arcada, em Lisboa, será palco das celebrações do Dia da Europa em Portugal, a 09 de Maio, que incluem uma 'digressão' do pastel de nata por 27 capitais europeias.
A iniciativa 'Café da Europa', da responsabilidade da actual presidência austríaca da UE, vai decorrer nos 25 países comunitários e nos candidatos Bulgária e Roménia e pretende reunir os cidadãos em torno dos temas europeus, facultando informação sobre a União e permitindo-lhes degustar o que de bom se cozinha nos 25.
Sendo o café um local de relaxamento, convívio e debate, a Áustria decidiu reconstituir os 'cafés vienenses' frequentados por políticos, artistas e intelectuais nos finais do século XIX, considerando ser o local ideal para fazer chegar a Europa aos cidadãos, elemento 'essencial' para o sucesso do projecto europeu.
Em cada capital comunitária, os cidadãos poderão saborear especialidades nacionais e doces típicos dos outros países, numa iniciativa intitulada 'Doce Europa' que elegeu o pastel de nata como o 'ex-libris' da pastelaria portuguesa e como representante do país."
Este artigo está disponível em texto integral.

"Organizações de consumidores criticam falta de transparência nos preços da aviação"

De acordo com o presTUR, "Um estudo promovido por associações de consumidores de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica concluiu que 'a maioria das agências e transportadoras aéreas não apresenta o preço total das viagens de forma clara, publicitando apenas a tarifa-base', indicou hoje a DECO Proteste, em comunicado.
O texto, que anuncia que o estudo será publicado na edição de Maio da revista 'Dinheiros & Direitos', bem como um estudo internacional sobre satisfação dos passageiros com companhias aéreas e aeroportos, afirma que 'ao pesquisar a viagem que pretende em várias agências e operadores, raramente o consumidor tem acesso imediato ao custo total'.
'Depois de somados as taxas e outros encargos, é surpreendido com um valor bastante superior ao que previa pagar. Esta diferença é ainda mais notória nos voos de baixo custo', acrescenta o comunicado que avança um excerto do texto a publicar pela revista no qual se afirma que 'uma viagem anunciada por € 112 pode sofrer um aumento superior a 60%, custando, na verdade, 182 euros. É o caso de um bilhete de avião com partida de Lisboa para Bruxelas, ida e volta, pela Virgin-Express'.
Para a DECO, 'não é admissível que os fornecedores de viagens cobrem as mais diversas taxas e sobretaxas e estas variem sem critério', acrescenta o comunicado, que salienta ainda que, 'para agravar o cenário, a maioria não discrimina os encargos'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia pode ser lida na íntegra.

terça-feira, abril 18, 2006

Justiça descarta, no momento, falência da Varig.

O Juiz que conduz o processo de recuperação judicial da Varig, Luiz Roberto Ayoub, descartou a possibilidade de decretação de falência da companhia porque segundo ele, o administrador judicial no processo - a consultoria Delloite - e a empresa contratada para a reestruturação, a americana Alvarez&Marsal, indicam que a recuperação é viável. Em entrevista coletiva ontem no Rio veiculada pelo jornalista Nilson Brandão para o jornal impresso O Estado de São Paulo de hoje, o juiz disse lamentar que estejam antecipando decisões que o juiz nem pensou.
Na manhã de ontem o presidente da Anac, o Juiz do caso e as empresas Deloitte e Alvarez&Marsal reuniram-se por três horas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O presidente da Anac disse acreditar que a Varig tem saída e que "o passageiro pode usar a Varig com segurança porque ela continua operando". Paralelamente o Conselho de Administração da companhia aérea analisa a proposta de compra da VarigLog pela VoloBrasil que tem participação acionária do fundo americano Matlin Patterson.
Texto com adaptações e links acrescentados.

"Casinos: Associação contra mais zonas de jogo" para Portugal

Como dá conta um artigo da jornalista Inês Sequeira no Público, "A abertura do novo Casino Lisboa será a primeira de uma mão-cheia de inaugurações previstas para os próximos anos, que irão reanimar um sector onde o crescimento de receitas já não é o que era e onde há muito tempo não há mudanças a assinalar.
'Os casinos portugueses são muito velhos', lembra Artur Mateus, da Associação Portuguesa de Casinos, acrescentando que o primeiro estabelecimento a abrir portas o fez em 1927, no Estoril.
Nos anos mais recentes, as únicas inaugurações ocorreram apenas em ambiente 'virtual' e sem cerimónias: a proliferação dos casinos cibernéticos - ainda não regulamentados nem permitidos pela lei portuguesa - foi de tal ordem que os jogos de fortuna e azar pela Internet vieram roubar receitas e clientes aos concorrentes tradicionais. Em 2003 e em 2004, registou-se pela primeira vez desde há muito tempo uma quebra no volume de negócios do sector.
Graças a um esforço de adaptação das concessionárias portuguesas à nova realidade, a situação inverteu-se no último ano, com a receita bruta a recuperar para próximo dos níveis de 2002: chegou a cerca de 310 milhões de euros, de acordo com os dados da Inspecção-Geral de Jogos."
Pelo seu interesse didáctico, esta peça foi transcrita para o + Lex Turistica.

"Passaporte electrónico a partir de Setembro", em Portugal

Nos termos de um artigo da jornalista Sofia de Jesus, também publicado pelo Diário de Notícias, "Acabaram-se as fotos tipo passe, tiradas à pressa, antes de se fazer o passaporte. Agora, a imagem facial dos portugueses será recolhida e normalizada por uma máquina especial, sendo depois impressa no novo documento de viagem. Um chip com os dados biométricos do titular resume o resto da história. O novo passaporte electrónico português (PEP) é apresentado hoje e poderá ser pedido a partir do fim de Agosto, prevendo-se que os primeiros sejam emitidos em Setembro.
O novo documento - que tem desenhos de Júlio Pomar, design de Henrique Cayatte e apresentação oficial esta tarde, na Gare Marítima de Alcântara - surge na sequência do regulamento aprovado pela União Europeia no final de 2004, onde se definem as regras para os passaportes biométricos emitidos pelos Estados membros. O objectivo é dificultar eventuais falsificações, de modo a combater o terrorismo e o crime organizado."
Este texto está acessível na íntegra.

Por seu turno, um artigo de Valdemar Pinheiro no Jornal de Notícias dá conta que, entretanto, "Passaportes e BI portugueses eram falsificados na Tailândia"...

"Comissão Europeia de Turismo lança site no Brasil"

O pressTUR noticia que "A Comissão Europeia vai apresentar em São Paulo o novo portal turístico da Europa, que vai contar com três versões, em espanhol, inglês e português.
O novo portal visa promover a Europa como destino turístico, de viagens de negócios e de incentivos, disponibilizando informações sobre 34 países, que incluem sugestões de visitas, roteiros, informações de alojamento, transportes, conselhos práticos sobre dinheiro ou uso de telemóveis em todos os países.
Durante a apresentação, que terá lugar dia 19, será igualmente apresentada oficialmente a nova presidente da Comissão Europeia de Turismo para a América Latina, Teresa Ortiz, que tomou posse no passado dia 10 de Abril.
Na mesma ocasião vai ser lançado o prémio Comissão Europeia de Turismo, destinado a premiar as melhores reportagens e artigos sobre a Europa publicados na imprensa entre 1 de Agosto de 2005 e 31 de Julho de 2006.
A edição deste ano oferece aos premiados uma viagem para Portugal, oferecida pelo Turismo de Portugal."

segunda-feira, abril 17, 2006

"Um sector que fica diluído num todo"

"Segundo o que foi anunciado, o Estado irá concentrar numa holding financeira todas as estruturas de capital de risco e garantia mútua geridas pelos diferentes organismos sectoriais com intervenção na gestão dos fundos comunitários - IAPMEI, API e Instituto de Turismo. Refira-se que este projecto não é novo. Já na altura em que o actual secretário de Estado adjunto do Ministério da Economia foi presidente do IAPMEI esta ideia esteve para se concretizar. Na altura até chegou a ser falada a fusão do anterior Fundo de Turismo com o IAPMEI. Este é, ainda, mais um passo da gestão multissectorial conjunta dos fundos comunitários e instrumentos financeiros que daí derivaram.
Para o turismo, esta questão levanta três problemas; um de especialização e conhecimento do sector, outro de financiamento e um terceiro de força sectorial." Assim começa um artigo de opinião de José Theotónio, Administrador do Grupo Pestana, publicado na edição de hoje do Diário de Notícias e a ler na íntegra.

"MNE britânico emite aviso sobre 'risco iminente de colapso' da Varig"

O pressTUR noticia que "O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico publica na parte do seu site dedicada a informações aos viajantes uma aviso de que os consumidores que pretendam deslocar-se ao Brasil devem ter em conta o 'risco iminente de colapso' da Varig e 'considerar opções alternativas'.
O aviso foi emitido no passado dia 12 e começa por referir que a Varig atravessa 'sérias dificuldades financeiras' e que nas últimas semanas vários voos internos e internacionais têm sido cancelados ou atrasados. A informação acrescenta que a Varig é uma companhia privada e que o governo brasileiro já indicou que não vai financiar a sua recuperação. Há, portanto, 'um risco iminente de colapso', conclui.
A publicação deste aviso foi noticiada pela 'Folha de São Paulo' que também ouviu o actual gerente da Varig no mercado britânico e ex-responsável pela companhia em Portugal, Mário Bruni, que se insurge contra a inclusão na nota.
'O que eles fizeram não existe. Eles estão se baseando em quê? Teve algum dado oficial? Não teve. É especulação', disse Mário Bruni, citado pela 'Folha de São Paulo'.
A notícia acrescenta que Mário Bruni enviou um email ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em que se queixa da publicação do aviso e solicita que o alerta seja revisto e seja colocado um novo texto no site.
Hoje de manhã o site do MNE britânico mantinha o aviso sob a indicação de 'ainda válido a 17 de Abril de 2006'.
O aviso do Foreign & Commonwealth Office sobre o Brasil diz ainda que os níveis de criminalidade e violência são 'elevados, especialmente nas maiores cidades', pelo que os visitantes devem permanecer 'vigilantes, especialmente quando saírem depois de escurecer'. No entanto, muitas das visitas ao Brasil ocorrem sem problemas, acrescenta.
O aviso também refere que o tráfico e uso de drogas é um 'problema crescente' e existem penalizações severas. 'Não se envolva', acrescenta.
Para ler na íntegra o aviso clique aqui: Brasil Travel Advice"

"Zona costeira em transformação" na Caparica (Portugal)

Como dá conta um artigo da jornalista Cláudia Veloso, no Público de hoje, "Entrou na semana passada em discussão pública, até ao dia 26 de Maio, o Plano de Pormenor das Praias Equipadas, mais uma área de intervenção do Polis da Caparica. Abrange uma área de 139 hectares, entre a Praia da Rainha e a Praia da Bela Vista, uma zona de paisagem protegida considerada de interesse geológico natural. Para os três quilómetros de frente de praias estão previstos novos acessos pedonais, a recuperação dunar - essencial para defesa das investidas do mar -, parques de estacionamento, apoios de praia e regeneração do sistema vegetal.
Tendo em conta a dinâmica costeira desta área, os equipamentos a instalar têm de ser preparados de forma a poderem ser reconstruídos ou relocalizados se o mar avançar.
O estacionamento nas praias da Cabana do Pescador, do Rei e do Infante será parcialmente aproveitado e nas praias da Rainha, do Castelo, da Morena e da Sereia manter-se-ão os lugares actuais. No total, o Plano de Pormenor prevê 2.569 lugares de estacionamento.
As acções de regeneração das dunas e do sistema vegetal vão obrigar à relocalização das actuais 15 licenças e concessões, que se encontram em áreas consideradas de risco. As regras para a tipologia de construção são as definidas pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sintra-Sado: construções ligeiras, sobrelevadas sobre estacaria, com apenas um piso e que tenham em conta a morfologia do local.
O percurso do comboio de praia será mantido, embora se preveja que, em dois ou três locais, haja via dupla para facilitar os dois sentidos e incentivar o uso deste meio de transporte, em detrimento do automóvel.
O Plano de Pormenor pode ser consultado no posto de informação da CostaPolis, na Junta de Freguesia da Costa da Caparica e na Câmara de Almada." (As hiperligações foram acrescentadas)

domingo, abril 16, 2006

"Segurança alimentar: Restauração rápida com novo Código" de conduta, em Portugal

Como dá conta um artigo da jornalista Cristina Oliveira Silva, publicado no Correio da Manhã de hoje, "Lavar as mãos, não pegar nos copos, taças ou chávenas pelos bordos, nunca fazer a limpeza do pavimento a seco ou utilizar utensílios de preparação de alimentos em aço inox.
Estas são algumas das regras reunidas no Código de Boas Práticas para a Higiene e Segurança Alimentar dirigido à Restauração de Serviço Rápido, lançado pela Associação da Restauração e Similares de Portugal, ARESP.
Este manual recomenda uma série de procedimentos no que diz respeito à higiene alimentar, do pessoal, do serviço e ainda das instalações, equipamentos e utensílios. Aqui não há regras prioritárias, 'todas são fundamentais para o cumprimento eficaz dos requisitos de higiene', explica o presidente da ARESP. Mário Pereira Gonçalves explica que, 'na Europa ainda não existem recursos humanos suficientes para constituírem equipas multidisciplinares para a implementação do sistema APCPC, Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos, pelo que este Código de Boas Práticas 'pretende contribuir para um melhor entendimento da imensa e dispersa legislação existente'. Mário Pereira Gonçalves adianta ainda que a restauração de serviço rápido, como é o caso da McDonald's ou do grupo Ibersol, que representa marcas como a Pizza Hut ou a Burguer King, acolheu bem esta iniciativa e, inclusivamente, solicitou a sua edição." (As hiperligações foram acrescentadas)

"Proliferação do jogo ilícito indigna casinos legais", em Portugal

Segundo Jornal de Notícias de hoje, "O responsável pela Inspecção-Geral de Jogos (IGJ), António Alegria, não aposta em estimativas para as receitas que podem produzir os jogos ilegais em Portugal. Mas a experiência e o número de máquinas confiscadas, que se atulham no imenso armazém da IGJ, em S. João da Telha, fazem-no pensar duas vezes. 'O Estado não tem ideia das quantias devidas a nível de tributação que resultam desta forma de jogo'. O que poderia ser alterado, confessa, 'se se desenvolvessem acções' persistentes 'contra o jogo ilícito'. Afinal, comenta, 'o Estado estabeleceu contratos de concessão de jogo com empresas, pelo que tem de zelar pelo bom curso desses mesmos contratos'.
É bem verdade, assevera Artur Mateus, da Associação Portuguesa de Casinos. Que, além da concorrência das salas de jogo e das máquinas clandestinas, ainda se defronta, nos últimos tempos, com o 'acréscimo' dos casinos on-line. 'Estima-se que haja mais de 100 cibercasinos direccionados para o público português, permitindo a qualquer pessoa, a partir de sua casa, praticar jogos bancados ou de máquinas, exactamente como se estivesse num casino'. Jogos, acusa, que funcionam 'à margem de qualquer regulamentação e oferecem ilegalmente os seus serviços em Portugal a partir de paraísos fiscais'." (A hiperligação foi acrescentada)
Este artigo está acessível em texto integral.

sábado, abril 15, 2006

"Acordo aeronáutico permite triplicar voos para o Brasil", desde Portugal

Como revela um artigo da jornalista Mariana Oliveira no Público de hoje, "O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a autoridade aeronáutica portuguesa, esteve esta semana em negociações com a congénere brasileira, tendo acordado em mais do que triplicar as frequências aéreas (voos de ida e volta) regulares entre os dois países.
O último acordo existente entre as duas autoridades aeronáuticas remontava a 2000 e autorizava apenas 18 frequências regulares semanais para o Brasil (16 voos de ida e volta para todo o país e dois para o Nordeste) e as mesmas no sentido inverso. Agora vão passar a ser admitidas 62 frequências semanais regulares, 23 para o Sudeste do Brasil (que incluem Rio de Janeiro e São Paulo) e 39 para o Nordeste. O Brasil fica com a mesma prerrogativa em relação a Portugal.
'Finalmente conseguimos juntar-nos de novo e fixar novos patamares na oferta do transporte aéreo', salienta Luís Almeida, presidente do INAC, que liderou a delegação portuguesa que levou a cabo as negociações. 'Depois do último acordo, foram dadas algumas autorizações precárias por parte da Agência Nacional de Aviação Civil brasileira, que ainda não estavam formalizadas', completou, ao precisar que os voos charter não estão abrangidos por estes acordos.
Era neste regime que a TAP fazia 40 voos regulares para a antiga Terra de Vera Cruz (14 para o Rio de Janeiro e São Paulo e 26 para o Nordeste). Desde 2000 que a companhia tem vindo a aumentar a oferta para o Brasil. Em Maio passado, a transportadora vai passar a ter mais sete ligações (seis a partir do Porto e uma de Lisboa) para aquele país, que já vão gozar deste novo acordo.
António Monteiro, porta-voz da TAP, disse ao PÚBLICO que a companhia se congratula com o acordo. 'Consolida as frequências que já tínhamos e abre a possibilidade de novas', referiu. A TAP não é, contudo, a única beneficiária do acordo, já que os termos do contrato estabelecem que as frequências podem ser executadas por duas companhias aéreas nacionais. Até agora, no entanto, a TAP foi a única transportadora portuguesa a oferecer voos regulares para o Brasil.
Os termos agora acordados não são ainda definitivos. O INAC espera, até ao final de 2006, concluir a revisão total do contrato, actualizando-o face às novas normas comunitárias, que obriga Portugal a não discriminar as companhias aéreas da União Europeia que queiram fazer estes trajectos." (A hiperligação foi acrescentada)

sexta-feira, abril 14, 2006

"TAP em Luanda todos os dias"

Como dá conta a última edição do semanário Expresso, "A TAP deverá começar a voar diariamente para Luanda em 2007. Este objectivo faz parte do novo acordo bilateral entre Portugal e Angola, actualmente em fase final de negociação, revelou ao EXPRESSO Fernando Pinto, presidente-executivo da transportadora aérea portuguesa. Consciente de que 'sempre que se inicia uma nova frequência, há também um outro voo do outro lado', Fernando Pinto afirma que as sete frequências 'terão de ser ajustadas em função do mercado'. Desde o passado dia 29 de Março, que a TAP voa quatro vezes por semana para Luanda, prevendo-se o reforço de um quinto voo durante os meses de Verão (de 15 de Julho até Outubro), acrescentou o responsável da transportadora nacional."

Nota: Actualmente e neste domínio, vigora o Acordo de Transporte Aéreo entre Portugal e a República Popular de Angola, celebrado em 4 de Agosto de 1977.

"Portugal candidato a receber cimeira mundial de turismo"

Nos termos de um artigo da jornalista Rita Siza, também constante do Público, "Portugal formalizou ontem em Washington a sua candidatura ao acolhimento da cimeira do próximo ano do World Travel and Tourism Council (WTTC), a maior organização independente do sector do turismo e viagens que congrega as empresas líderes mundiais, e cujo encontro anual terminou anteontem na capital norte-americana.
'A WTTC ganhou um interesse e notoriedade que há uma grande contenda pela organização do evento', observou ao PÚBLICO o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que se reuniu ontem com o presidente da organização, Jean-Claude Baumgarten. A candidatura portuguesa foi a primeira a posicionar-se e, referiu o governante, 'foi muito bem acolhida, na medida em que todos os parceiros, Governo e iniciativa privada, estiveram em jogo'.
De acordo com Bernardo Trindade, a cidade de Lisboa reúne o conjunto de condições que o WTTC privilegia na decisão de localização da cimeira. 'Podemos oferecer um conjunto vasto de infra-estruturas, segurança e equidistância geográfica dos vários pontos emissores de delegados à cimeira', disse. Além de Portugal, pelo menos outros quatro países estão candidatos a receber a cimeira do WTTC de 2007: China, Dubai, Grécia e Espanha.
Na visita a Washington, precisamente para participar na cimeira do WTTC - Portugal fez-se notar com uma delegação que incluía o Governo, Instituto do Turismo, Icep e ainda vários agentes privados -, o secretário de Estado teve oportunidade de avaliar algumas das acções de posicionamento e promoção da notoriedade de Portugal como destino turístico que estão a ser tomadas no âmbito do Plano de Promoção Portugal-Espanha, assinado em Março.
'A nossa presença destina-se a alargar a nossa rede e a promover o país junto de um mercado que actualmente não está entre os maiores emissores de turistas para Portugal', referiu.
O fluxo de passageiros entre os EUA e Portugal ronda as 250 mil pessoas por ano. Mas, como sublinhou o presidente do Instituto de Turismo de Portugal, Frederico Costa, '42 por cento dos americanos que vão à Europa combinam dois ou mais destinos de países diferentes, pelo que a estratégia de promoção ibérica faz todo o sentido'." (As hiperligações foram acrescentadas)

"França já tem passaportes electrónicos"

Segundo o jornal Público de hoje, "A França vai começar a distribuir, a partir de hoje, os primeiros passaportes electrónicos, indispensáveis para entrar nos Estados Unidos sem necessidade de visto, anunciou ontem o Ministério do Interior.
Desde 26 de Outubro passado que os Estados Unidos exigem um passaporte que contenha dados biométricos numerados para entrar no território, ou, na sua ausência, um visto, que apenas é disponibilizado no Consulado dos EUA em Paris.
O início da distribuição dos novos passaportes, previsto inicialmente para aquela data, atrasou-se devido a um litígio com os sindicatos dos trabalhadores da entidade responsável pela emissão dos documentos, a Imprimerie Nationale. O atraso provocou longas filas para a obtenção de vistos no consulado americano em Paris e fez com que muitos franceses anulassem viagens para os EUA.
Os novos passaportes são 'electrónicos e não biométricos', sublinhou ontem o secretário-geral do Ministério do Interior, Daniel Canepa, durante uma conferência de imprensa para a apresentação dos documentos. Um chip agrupa todos os dados tradicionais (nome, apelido, morada, etc), tal como a fotografia numerada do seu detentor. Os passaportes biométricos, que conterão as impressões digitais numeradas, deverão começar a ser distribuídos o mais tardar em Abril de 2009, acrescentou Daniel Canepa."

quinta-feira, abril 13, 2006

"Reportagens da SIC na mira do regulador"

Como revela o Diário de Notícias de hoje, "A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a averiguar a cobertura jornalística feita pela SIC da inspecção alimentar a restaurantes chineses no dia 30 de Março passado.
A ERC está a apurar a 'possível infracção de normas aplicáveis' às reportagens realizadas pela SIC, no âmbito da acção de fiscalização denominada Operação Oriente, levada a cabo pela Agência de Segurança Alimentar e Económica (ASEA).
Esta diligência foi uma iniciativa da própria ERC e não partiu de nenhuma denúncia, como confirmou ao DN Estrela Serrano, membro do conselho regulador dos media, sem adiantar mais pormenores.
A estação de televisão visada já foi contactada pela entidade, mas remete-se ao silêncio. 'Se esta é uma iniciativa da ERC é a esta que vamos responder em primeiro lugar', justificou ao DN José Gomes Ferreira, subdirector de informação da SIC. No entanto, sublinhou que a estação 'sempre se pautou pelo cumprimento das normas e dos deveres deontológicos, tendo sempre em relevância o interesse público'."
Este artigo está acessível em texto integral.

quarta-feira, abril 12, 2006

Em Portugal, "Chineses acusam fiscalização de gerar xenofobia"

Segundo o Diário de Notícias de hoje, "A comunidade chinesa e a Comissão para a Igualdade Contra a Discriminação Racial (CICDR) acusam a Agência de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de potenciar a xenofobia e a estigmatização dos chineses. Em causa a 'Operação Oriente', dia 30 de Março, em que fiscalizaram apenas restaurantes chineses. O presidente da ASAE vai hoje almoçar a um restaurante chinês para apaziguar os ânimos.
António Nunes, o presidente da ASAE, irá a um restaurante chinês a convite de um conselheiro da Embaixada da China, que se deslocou à ASAE para protestar contra a 'Operação Oriente'. O descontentamento deve-se ao facto desta acção ter tido como alvo apenas estabelecimentos chineses e, para mais, com a televisão atrás, o que terá gerado quebras de 35% a 50% no negócio.
Os imigrantes chineses não gostaram da forma como decorreu a operação que consideram 'discriminatória'. 'Não estamos contra as inspecções e até colaboramos, não negamos que há problemas. Mas porque é que só fiscalizaram os restaurantes chineses?', pergunta Y Ping Chow, administrador da Liga dos Chineses em Portugal."
Este artigo está acessível em texto integral.

terça-feira, abril 11, 2006

Gol indenizará passageira por permitir cancelamento de passagem por terceiro

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em decisão dada pela 12ª Câmara Cível, condenou uma empresa de transporte aéreo a indenizar, em R$ 2.500,00 por danos morais, e R$ 115,00 por danos materiais, uma funcionária pública, de Juiz de Fora, que teve uma passagem cancelada por um desconhecido.
No dia 26 de março de 2005, a consumidora fez a reserva, pela internet, de uma passagem aérea de Porto Alegre/São Paulo para o dia 25/04/2005. No dia do embarque, chegando ao balcão da empresa para fazer o check-in, foi surpreendida com a notícia de que sua passagem havia sido cancelada um dia após a reserva, por uma pessoa chamada Antônio.
Embora afirmando não conhecer nenhum Antônio, a funcionária pública continuou sem encontrar solução para seu caso, e foi obrigada a comprar uma passagem de ônibus no valor de R$ 115,00 para chegar a São Paulo, pois uma outra passagem aérea iria custar três vezes mais que o valor pago por aquela que foi cancelada.
Na ação em que requereu indenização por danos morais e materiais, a consumidora alegou que a empresa agiu com descaso, e que isso lhe provocou danos de ordem moral e material.
A empresa de transportes, em sua defesa, alegou que o cancelamento foi feito por terceiro, e que agiu de forma legal, pois o “Sr. Antônio”, de posse dos dados pessoais da consumidora, respondeu corretamente todas as perguntas necessárias ao cancelamento da passagem.
A decisão de primeira instância afirmou que a companhia de aviação agiu de forma imprudente, ao cancelar a reserva sem procurar se certificar com a consumidora, e determinou o pagamento de indenização por danos morais e materiais.
A companhia aérea recorreu, alegando que não causou nenhum contratempo a consumidora, pois ela conseguiu chegar ao seu destino. A funcionária pública, por sua vez, pediu na Justiça a majoração da indenização.
No entanto, os desembargadores Saldanha da Fonseca (relator), Domingos Coelho e José Flávio de Almeida confirmaram, integralmente, a decisão de primeira instância sob entendimento de que a empresa, ao executar o cancelamento, agiu na contramão das cautelas necessárias à segurança do procedimento, pois não informou a titular da reserva sobre o cancelamento, além de não ser possível concluir que o cancelamento ocorreu por ação de terceiro, pois não há provas que atestem.
Em seu voto, o relator destacou que, em tais situações, a reparação por danos morais resulta como obrigatória, principalmente quando ocorrem frustração e contratempos que decorreram da execução da viagem que, antes aérea, operou-se por terra e num tempo maior.

Em Portugal, "Luís Patrão ‘deixa’ José Sócrates e assume Instituto do Turismo"

Como dá conta um artigo dos jornalistas Gilda Sousa e António Costa, publicado no Diário Económico de hoje, " O Governo deverá nomear Luís Patrão, o actual chefe de gabinete do primeiro ministro, para a presidência do Instituto do Turismo de Portugal (ITP). Com a substituição da administração do ITP fica completo o quadro de dirigentes dos principais institutos do Ministério da Economia.
Basílio Horta, Jaime Andrez e Luís Patrão são os nomes eleitos para concretizar as alterações orgânicas que vão ter lugar na Economia, no âmbito do Programa de Restruturação da Administração Central do Estado (PRACE). À frente da futura Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), ficará Basílio Horta. Até lá, o ainda presidente da Agência Portuguesa para o Investimento (API) vai assumir a direcção do Icep - substituindo João Marques da Cruz - de modo a preparar a fusão entre as duas entidades, base da AICEP. Basílio Horta tem até final do mês para formar equipa. Um prazo que deverá coincidir com o do novo responsável pelo ITP.
Tal como na AICEP, no Instituto do Turismo é também preciso arrumar a casa, já que esta entidade vai integrar o Instituto de Formação Turística e funções da Direcção Geral de Turismo. Os dirigentes têm até Junho para elaborar as leis orgânicas, tal como no IAPMEI. Jaime Andrez, o actual presidente, mantém-se no cargo, mas têm também uma reorganização pela frente. O IAPMEI vai absorver competências da Agência de inovação e do INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação."
Este texto está acessível na íntegra.

"BRA começa em Julho voos regulares do Brasil para Portugal e Espanha"

De acordo com o pressTUR, "A BRA vai operar voos regulares para Portugal e Espanha a partir de Julho, mês apontado ao PressTUR pelo Director-Presidente da empresa Humberto Folegati como o “mais provável” para o começo da operação, cujos contornos não detalhou, por estarem a ser alvo de estudo pelo departamento de Planeamento, deixando inclusive a hipótese de conjugar Lisboa e Madrid, uma vez que já obteve das autoridades espanholas direitos de 5ª e 6ª liberdades para Portugal.
A BRA será assim a segunda transportadora brasileira a operar voos regulares entre o Brasil e Portugal, o que já não acontecia desde a cessação das operações da Transbrasil, que voava entre o nordeste brasileiro e a capital portuguesa e tinha code-share com a TAP.
A BRA dos irmãos Folegatti obteve as designações das autoridades brasileiras no último trimestre do ano passado e desde então que se tem especulado no mercado sobre datas prováveis de início da operação, designadamente depois de também já ter começado a operação regular no mercado doméstico brasileiro, onde, segundo o seu Director-Presidente, o objectivo é atingir uma quota de mercado d 15% a 20% no prazo de três anos."
Este artigo inclui ainda uma entrevista com Humberto Folegati.

A VARIG É NOSSA

Bayard Boiteux e Mauricio Werner

A Aviação comercial brasileira passa por uma nova crise. Desta feita, diferente, pois atinge a maior empresa de passageiros, a nossa Varig.
O governo não pode neste momento assumir uma postura extremamente rígida, quando se trata da empresa,que prestou relevantes serviços ao turismo nacional e que tem que ser poupada. Não temos hoje ninguém em condições de substituí-la e o mercado está apavorado pelas notícias muitas infundadas, que atestam a morte da VARIG.
Durante muitos anos,a única forma de divulgarmos o Brasil foi através da Varig, que sempre colocou suas lojas no exterior à disposição do governo brasileiro. Inclusive, a falta de material promocional era sanada também pelos esforços inmensuraveis da estrela brasileira. A participação nas feiras internacionais de turismo só era viável, para a Embratur, pelo aporte da Varig, nos stands e pela gratuidade que fornecia para o transporte oficial das delegações brasileiras. A memória do Brasil é tão curta?
Por ouro lado,o profissionalismo da tripulação e a segurança das aeronaves sempre foram motivos de orgulho para os brasileiros e permitiram a fixação de uma imagem institucional de qualidade e bem servir, o que gerava um certo desconforto na concorrência, para não dizer inveja. Quando atuamos na Varig, há exatamente 27 anos, lembro-me da filosofia da empresa "O passageiro é a pessoa mais importante pois ele paga nosso salário", já demonstrando aquela época, o foco no consumidor.
Devemos confessar que a troca constante das equipes diretivas nos últimos anos e uma guerra interna pelo poder não permitiram um avanço mais linear nas políticas da empresa e a prejudicaram, sem no entanto afetar as diretrizes de capacitação,qualidade e técnicas de satisfação do consumidor externo e interno. É bom sempre ressaltar que a empresa pertence aos colaboradores e que seus funcionários sempre assumiram lugar de destaque na conduta dos rumos da Varig, com uma menção especial a Fernando Pinto, Comandante Martins e Oswaldo Trigueiros.
Hoje, a administração do presidente Bottini, cujo passado é exemplo para a aviação, deseja apenas uma flexibilidade dos credores nacionais, como a Infraero e a Br Distribuições. Não é nenhum favor. Quando,por exemplo a Petrobrás resolveu produzir querosene para a aviação, a Varig optou pela empresa brasileira, em detrimento da Shell e Esso, com quem mantinha uma parceria.
Concordamos que o governo não pode ficar socorrendo empresas mas criar planos, a priori, para uma possível quebra da Varig não parece uma posição salutar, para o presidente Lula, que resolveu priorizar o turismo em nosso país e criou um Ministério e um plano nacional, que só pode ser viabilizado com o apoio decisivo da nossa Varig.
Todos nós, profissionais de turismo, estamos criando uma grande corrente, para salvar a Varig. É o momento de aumentarmos nossas vendas e sobretudo de tranqüilizarmos nossos clientes pois nos céus brasileiros, ela há de continuar voando e nos lembrando do seu papel primordial na vida e deslocamento de turistas nacionais e internacionais, homens de negócios e as autoridades de Brasília.

A Varig é nossa....

Bayard Boiteux e Mauricio Werner dirigem o curso de Turismo da UniverCidade
www.univercidade.br

segunda-feira, abril 10, 2006

"O menino e a água do banho"

"A procura por turismo residencial cresce sustentadamente em Portugal desde há mais de um século e existe há pelo menos dois mil anos. [...]
Em Portugal, tão sustentadas como este crescimento tem sido a incapacidade do Estado em o reconhecer/apoiar e a hostilidade cultural com que o procura travar. O turismo residencial sofre com um regime legal inadequado e burocrático, aplicado aleatoriamente, marcado pela abstenção da economia e privilegiando acções pontuais repressivas do fisco e da AGAE. Tem faltado uma regulação positiva, fomentadora e visionária.
As recentes tomadas de posição do primeiro-ministro e do ministro da Economia, de franco apoio ao turismo residencial, ainda não influenciaram decisivamente agentes relevantes da política e da Administração. Não se vislumbra a regulação simples e adequada indispensável à competitividade do turismo residencial nos mercados internacionais. Face à indefinição na intervenção da economia, a necessária regulação pode ter consequências ainda piores das que tem a sua ausência." Assim se pronuncia Sérgio Palma Brito, num artigo de opinião, publicado na edição de hoje do Diário de Notícias e a ler, na íntegra!

Ligações aéreas: "Falta de acordo Portugal-Japão"

Segundo o jornal Público de hoje, "O director de relações internacionais da TAP, Guedes Dias, lamentou a inexistência de um acordo de transporte aéreo bilateral entre Portugal e o Japão, quando se deu 'um salto enormíssimo no tráfego aéreo entre os dois países'. A falta de negociações com esse objectivo atira para data incerta a realização de voos directos entre as duas partes e de um acordo de code-share (partilha de códigos de voo) entre a TAP e a japonesa All Nippon Airways, que também pertence à Star Alliance. 'Existe um grande interesse turístico entre Portugal e o Japão, mas infelizmente não existe um enquadramento aero-político', disse."

"China: Nova rota aérea reduz em meio hora voos para a Europa"

O Diário Económico noticia que "A Administração Geral da Aviação Civil da China (CAAC, em inglês) anunciou hoje em Pequim a abertura de um novo corredor de tráfego aéreo, que permitirá reduzir em meia hora os voos entre diversas cidades chinesas e a Europa.
O corredor, que abrirá na quinta-feira, começará ao norte da cidade de Chengdu, no sudoeste da China, e continuará sobre a região autónoma de Xinjiang, no noroeste do país, o que 'criará condições para reduzir as distâncias entre as maiores cidades da Ásia e da Europa, reduzirá os gastos em combustível e aumentará a eficiência', refere um comunicado hoje difundido pela CAAC.
Cerca de 110 aviões por semana poderão utilizar a nova rota, denominada Y-1 ou IATA-1, que, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), permitirá que as companhias poupem por ano 24,81 milhões de euros (30 milhões de dólares) em combustíveis.
A nova rota beneficia em particular as ligações aéreas entre a Europa e as cidades de Hong Kong, Xangai, no litoral leste do país e Cantão, na província meridional de Guangdong, fronteira a Macau.
Segundo a IATA, a nova rota permite poupar a cada ano 2860 horas de voo, 27 000 toneladas de querosene, para além de reduzir as emissões para a atmosfera de 84 800 toneladas de dióxido de carbono e 340 000 quilos de óxidos de nitrogénio.
'Esperamos que a abertura do novo corredor permita aumentar o tráfego aéreo dentro de pouco tempo', refere o comunicado da CAAC.
Na actualidade, os aviões civis que sobrevoam a China só podem utilizar cerca de 30% do espaço aéreo chinês." (As hiperligações foram acrescentadas)