quinta-feira, junho 30, 2005

WTO - segunda conferência anual "Destinations2005" será no Rio de Janeiro

A segunda conferência anual "Destinations2005" do "World Tourism Forum for Peace and Sustainable Development" será no Rio de Janeiro de 24 a 26 de outubro de 2005. Serão analisados novos casos concretos de turismo sustentável, estratégias e abordagem de mercado, dentre vários outros temas. As inscrições começarão em poucos dias e estará acessível no site do World Tourism Forum. (activities&projects by Country; Brazil; WTF).
Mais informações na página da WTO - World Tourism Organization

quarta-feira, junho 29, 2005

Carta Europeia de Seguro de Doença: Ano I

Cumpre-se hoje o primeiro ano de vigência da Carta Europeia de Seguro de Doença, a qual permite a todos os cidadãos de Estados integrantes do Espaço Económico Europeu (id est, da União Europeia, da Noruega, da Islândia e do Liechtenstein), bem como da Suíça, aceder aos cuidados de saúde sempre que se desloquem temporariamente a outro Estado. Instituto este cuja relevância para a promoção do Turismo não necessita de deminstração.

Para mais informações, vide a Página específica (Apenas disponível nas Línguas Francesa, Inglesa e Alemã) da responsabilidade da Direcção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais & Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia.

terça-feira, junho 28, 2005

Lacime - Feira de Turismo internacional de incentivo..(Brasil)

Na semana passada, São Paulo foi sede pela segunda vez, da Feira de turismo internacional de incentivo, Eventos e Negócios na América Latina e Caribe, a Lacime (Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exibition). O Presidente da Abav, João Martins Neto disse que: "é um evento fundamental porque cria alicerces para o Congresso da Abav".
Em 2004 , o Brasil recebeu 106 eventos - 32 deles internacionais - e entrou para a lista dos TOP15 da International Congress and Convention Association (ICCA) pela primeira vez. "Acredito que em 2008 entraremos no TOP10 da ICCA" disse o Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz. O turismo de incentivo, claro, foi o grande mote da feira. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), por exemplo dividiu espaço com outras dez associadas que apresentaram seus produtos para o setor. Entre os 250 expositores, destaque para a Trilha Sensorial e Cidadão Eficiente, que fazem consultoria para empresas turísticas preocupadas com a acessibilidade. (Fonte: O Estado de São Paulo caderno V20 de 27/06/2005 com adaptações).

Referência à este "post" sobre o início do evento, ver dia 22 de junho de 2005.

"A REN e o Turismo"

A actual Directora-Geral do Turismo, Cristina Siza Vieira, publicou um artigo de opinião no Diário Económico de 15 de Maio, intitulado "A REN e o Turismo", o qual esteve acessível na Página inicial da Direcção-Geral do Turismo.
Entretanto e como o mesmo não suscitou um debate suficiente, mesmo recolocando em termos polémicos as relações entre o Turismo, o Ambiente e o Ordenamento do Território, vamos conservá-lo no + Lex Turistica.

Adicionalmente, cabe recordar que a REN - Reserva Ecológica Nacional rege-se pelo Decreto-Lei n.º 93/90, de 19 de Março, cuja última modificação ocorreu por força do Decreto-Lei n.º 203/2002, de 1 de Outubro.

segunda-feira, junho 27, 2005

Empresa é condenada por cancelar vôo na véspera do ano-novo (Brasil)

Uma empresa aérea foi condenada a indenizar uma cliente em R$ 10 mil, pelos danos morais causados pelo cancelamento de um vôo, sem aviso prévio. A decisão é do juiz Jair José Varão Pinto Júnior, da 8ª Vara Cível de Minas Gerais, que condenou a empresa por considerar que ela agiu com negligência.
Veja os desenvolvimentos deste caso no + Lex Turistica.

"Governo e Sonae assinam contratos para relançamento do investimento turístico em Tróia"

O Ministério da Economia e da Inovação divulgou uma Nota de Imprensa em cujos termos, "O Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, e o Presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, assinam segunda-feira (27 de Junho), às 16h00, a revisão do contrato de investimento e da concessão da exploração da Zona de Jogo de Tróia, numa cerimónia que terá lugar no Salão Nobre do Centro Cultural de Belém, em Lisboa".
Para mais informações a este respeito, pode ser consultado o respectivo texto.

domingo, junho 26, 2005

Comissão aprova acordo de cooperação turística com a Índia (Brasil)

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1627/05, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o acordo de cooperação na área de turismo assinado entre Brasil e Índia em 2004. O texto estabelece uma série de ações que serão adotadas pelos dois países para facilitar o trânsito de turistas.
Entre as ações previstas no acordo, estão a troca de informações sobre planejamento na área turística, o intercâmbio de alunos e professores com bolsas de estudo oferecidas por instituições de ensino, e o apoio à disseminação dos atrativos ecoturísticos dos dois países. Além disso, o tratado estabelece que Brasil e Índia trocarão informações para combater o turismo sexual, como recomenda a Organização Mundial do Turismo."A indústria turística é uma das locomotivas da economia mundial, com um faturamento e uma capacidade de geração de emprego e renda que lhe permite ombrear-se e até superar setores econômicos tradicionais", afirma o relator do projeto, deputado Cleuber Carneiro (PTB-MG). "A celebração do acordo de cooperação turística entre o Brasil e a Índia é uma importante viga do edifício de integração bilateral que se tem construído nos últimos anos", complementou o parlamentar. O acordo foi celebrado em Nova Deli, em 25 de janeiro de 2004.

Tramitação
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. (Fonte: Agência Câmara)

sexta-feira, junho 24, 2005

Newsletters em Língua Alemã

Está disponível a Reiserechts-News deste mês, da responsabilidade do Prof. Dr. Ernst Führich, titular da Lehrstuhl für Reiserecht da Fachhochschule de Kempten e fundador da DGfR - Deutsche Gesellschaft für Reiserecht e. V.. Cabe recordar que, na Página da Cátedra do Prof. Führich encontra-se também um Arquivo das anteriores edições da Reiserechts-News e um formulário de assinatura destinado ao seu envio directo por correio electrónico.

Do mesmo e centrando-se na Suíça, foi distribuída a Travel Ius relativa aos meses de Junho e Julho. É esta a newsletter do Reisebuerorecht.ch, da responsabilidade de Rolf Metz. Como sucede com a publicação precedente, os números anteriores estão também acessíveis num Arquivo.

quinta-feira, junho 23, 2005

A União Europeia encara novos acordos aéreos com a Austrália e a Nova Zelândia

A Comissão Europeia acaba de comunicar que celebrou novos acordos aéreos com a Austrália e a Nova Zelândia, o quais garantirão a cada companhia aérea europeia o direito de voar para ambos os países no quadro dos acordos bilaterais pré-existentes.
Para mais desenvolvimentos, vide a respectiva Nota de Imprensa (Em Língua Francesa).

"TAP terá uma participação de 20% na Varig, afirma Fernando Pinto"

O Diário Económico noticia que "O administrador-delegado da TAP Portugal, Fernando Pinto, afirmou hoje acreditar que a transportadora portuguesa consiga ainda participar em 20% do capital da Varig, mesmo após o pedido judicial feito pela companhia brasileira para apresentar um plano de viabilidade." Este texto pode ser lido, aqui.

quarta-feira, junho 22, 2005

"Blawg of the Day"

No inter alia de hoje somos referenciados como "Blawg of the Day"!

Em linha desde Agosto de 2002, o inter alia é um meta-blog dedicado à monitorização e crítica da blogoesfera jurídica do Mundo inteiro, sendo da responsabilidade de Tom Mighell, "Litigation Technology Support Coordinator" na Cowles & Thompson em Dallas, e co-editor do Between Lawyers, no qual também participam alguns dos mais conhecidos bloggers jurídicos, como são os caso de Denise Howell (Bag and Baggage), de Dennis M. Kennedy (DennisKennedy.com), de Marty Schwimmer (The Trademark Blog) e de Ernest Svenson (Ernie the Attorney).

Feira de Turismo internacional de incentivo, eventos e negócios começa hoje (Brasil)

Pela segunda vez no Brasil, a Lacime (Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition), feira de turismo internacional de incentivo, eventos e negócios tem início hoje no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Até o fim do evento, na sexta-feira, são esperados cerca de 3 mil visitantes e 300 expositores do ramo, de 22 países. O evento deste ano tem como novidade o programa "Hosted Buyer", que promove encontros de negócios pré-agendados entre expositores e compradores. A feira foi organizada pela Reed Exhibitions Brasil e a Abav.
Mais detalhes no site www.lacimexpo.com.

Criada pasta de Turismo no Estado de São Paulo

Desde a semana passada funciona a recém-criada Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
Fernando Longo, 48 anos, o novo secretário terá apenas um ano e meio antes das eleições para estruturar a pasta e estabelecer diálogo entre prefeituras e o mercado. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo disse que pretende articular os 645 municípios e criar forte entrelaçamento entre prefeituras e o trade afim de promover consórcios turísticos regionais e aproveitar os circuitos turisticos atuais e futuros. A idéia é otimizar o potencial de cada municipio para que se venda melhor, também no exterior. "Turismo é também divulgação" - disse ele - "e o Estado é pouco divulgado". O novo secretário também está preparando cursos de captação de agentes públicos e privados e também irá promover a ampliação de um banco de dados do segmento.
No Estado de São Paulo há 67 municípios classificados como estâncias turísticas, hidrominerais, balneárias e climáticas, a Secretaria entende que esse número não deverá aumentar pois há estâncias que devem perder essa qualidade e municipios que deveriam virar estância por isso essa concepção será reavaliada.
(Fonte: Jornal o Estado de São Paulo Caderno V7 21/06/05 com adaptações)

terça-feira, junho 21, 2005

Varig ganha tempo para acerto de contas

Com o pedido de recuperação judicial, feito na última sexta-feira e baseado na Lei de Recuperação de Empresas (em vigor desde o dia 9 de junho), a Varig também ganha tempo para fazer o acerto de contas com o governo e tornar a empresa mais atrativa para a entrada de novos investidores. Especialistas do setor afirmam que até mesmo a TAP quer cercar-se de garantias de que haverá uma blindagem contra a sucessão dos passivos da empresa, avaliados hoje em cerca de R$ 9 bilhões. Devido à sua extensão, este texto continua no + Lex Turistica.

Justiça condena TAM a indenizar passageira por extravio de bagagem (Brasil)

A TAM foi condenada a pagar uma indenização por danos morais de 50 salários mínimos (R$ 15 mil) a uma passageira, cuja bagagem foi extraviada.
Maria de Fátima Guimarães viajou pela empresa de Goiânia ao Rio de Janeiro, em agosto de 2003, e, ao desembarcar, dirigiu-se ao setor próprio para retirar suas malas, porém uma desapareceu. A passageira, que apresentou-se com antecedência para o embarque e fez o check-in, formalizou o extravio no setor de reclamações, mas não obteve resultado.
Segundo Maria de Fátima, a companhia aérea ainda tentou impor um valor extremamente baixo para compensar a perda da bagagem, o que ela não aceitou.
"Em termos de extravio de bagagem, é uníssona a jurisprudência no sentido de reconhecer a ocorrência do dano material e o imaterial. Forçoso reconhecer o absoluto constrangimento suportado pelo passageiro que em retorno de viagem vê-se privado de seus pertences pessoais", afirmou na sentença a juíza Márcia Santos Capanema de Souza.
Maria de Fátima receberá ainda R$ 1.073,46 corrigidos monetariamente por danos materiais. (Fonte: JB On Line)

CCJ aprova acordo de turismo entre Brasil e Líbano (Brasil)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (16) o Projeto de Decreto Legislativo 1378/04, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o acordo de cooperação com o Líbano na área do turismo. A relatora, deputada Juíza Denise Frossard (PPS-RJ), recomendou a aprovação do texto.
Turismo sexual
O tratado estimula a cooperação bilateral para facilitar a ligação das autoridades responsáveis pelo turismo nos dois países. Uma das intenções é a ajuda mútua no combate ao turismo sexual infanto-juvenil. Além disso, também deverão ser simplificados os procedimentos para a concessão de vistos entre Brasil e Líbano, medida que ainda depende de legislação específica.Pelo acordo, será formado um grupo de trabalho para coordenar o tratado e elaborar programas de cooperação entre os dois países. O tratado tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Viagem de Lula
O acordo entre Brasil e Líbano é um dos resultados da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Líbano em dezembro de 2003. Além dos entendimentos a respeito da intensificação do intercâmbio comercial entre os dois países, foram firmados vários acordos para estreitar as relações bilaterais. O Brasil abriga a maior comunidade libanesa fora daquele país. Aproximadamente 8 milhões de imigrantes e descendentes de libaneses vivem aqui, número superior à população do Líbano, que tem cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Tramitação
O projeto segue agora para votação em Plenário e, caso seja aprovado, vai ao Senado, onde também precisa de aprovação.

Relações Exteriores aprova acordo de turismo com a Síria (Brasil)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o texto do acordo de cooperação com o Líbano na área do Turismo (Mensagem Presidencial 1001/04). O relator da proposição, deputado João Herrmann Neto (PDT-SP), integrou a comitiva oficial que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Síria, em dezembro de 2003, quando o acordo foi assinado. Ele considerou o projeto normal entre os acordos firmados pelo Brasil, recomendando sua aprovação.
Estímulo a estudantes
O projeto prevê medidas que vão facilitar a troca de informações sobre turismo e sobre as legislações dos dois países para o setor. Entre as medidas mais imediatas, está o estímulo ao intercâmbio de estudantes secundaristas e universitários.
Tramitação
A mensagem será transformada em Projeto de Decreto Legislativo, a ser encaminhado às comissões de Turismo e Desporto; e Constituição e Justiça e de Cidadania. (fonte: Agência Câmara)

Ampliação do leque de beneficiários de VOA (Vistos-À-Chegada) na Indonésia

A OMT - Organização Mundial de Turismo noticia que o Ministério da Cultura e do Turismo da Indonésia viu aprovada pelo Governo uma sua proposta de ampliar aos nacionais de onze novos países a possibilidade de obtenção de VOA (Vistos-À-Chegada), entre estes contam-se a Espanha e Portugal.
Por outro lado e desde 1 de Fevereiro de 2004, tanto os nacionais da Argentina como os do Brasil já beneficiavam desta facilidade.

De acordo com este regime, são emitidos vistos de seis e de trinta dias, sendo o respectivo custo de U$D 10 e U$D 25. O texto integral desta notícia está acessível, embora apenas em Língua Inglesa.

Estamos em Évora e alcançámos a Argentina!

Desde esta semana passaram a integrar o Lex Turistica Carla Marques Ribeiro, docente de Direito do Turismo no Ano Lectivo 2004/2005 na Universidade de Évora, bem como Diego A. Benítez, Advogado, realizou o Curso de especialização Droit du tourisme da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, Professor da Universidad Nacional de La Plata, Autor do livro Aspectos jurídicos del turismo y pesca, ed. Raices, 2005, Co-organizador (com Aída Kemelmajer de Carlucci) da Obra Colectiva Turismo, Derecho y Economía Regional, Ed. Rubinzal - Culzoni, 2003, e um dos mais distinguidos vultos do Direito do Turismo na Argentina, fundou e é o actual Presidente da AADETUR - Asociación Argentina de Derecho del Turismo.

É para nós muito gratificante que se nos tenham juntado. Sintam-se muito bem vindos!

segunda-feira, junho 20, 2005

"Kadhafi propõe passaporte africano"

O Diário de Notícias de hoje avança que "Os ministros do Interior da União Africana (UA) decidiram ontem 'facilitar progressivamente a liberdade de movimento bilateral e no continente tendo em conta as dimensões sociais, económicas, de segurança e direitos humanos' dos países da União, segundo o comunicado emitido após uma reunião em Tripoli, na Líbia. Os representantes africanos anunciaram ainda o início de consultas sobre a criação de um passaporte africano, uma proposta apresentada pelo Presidente líbio Muammar Kadhafi". (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto pode ser lido na íntegra, aqui.

"Operação TAP/Varig volta à “estaca zero”"

O Diário Económico de hoje publica uma notícia, assinada pelos jornalistas Celso Filipe e Alfredo Prado, segundo a qual "A administração da Varig avançou com um pedido de recuperação judicial, ao abrigo da nova lei de falências brasileira, o que coloca um ponto final nas actuais negociações com a TAP que visavam reestruturar o passivo da companhia. Fernando Pinto, administrador-delegado da transportadora nacional, assume, em declarações ao Diário Económico, que 'a operação terminou', mas adianta que a 'a TAP continua interessada' numa parceria com a Varig. A companhia brasileira tem agora 60 dias para apresentar um plano de reestruturação da companhia, um 'processo interno' em que a TAP 'não pode participar', esclarece Fernando Pinto."

sexta-feira, junho 17, 2005

"Governo brasileiro insiste na viabilidade da proposta da TAP"

Num artigo assinado pelo jornalista Celso Filipe no Diário Económico de hoje, "O Governo brasileiro continua a dar sinais públicos de que está interessado em que a TAP e a Varig concretizem uma parceria. Márcio Favilla, secretário executivo do Ministério do Turismo, afirmou ontem que um acordo entre a TAP e Varig 'seria muito positivo paro turismo brasileiro'". Esta peça está acessível na íntegra.

"Projectos turísticos afectados [pelo POOC] vão exigir indemnizações"

Enquadrado por várias peças sobre o tema, o Diário de Notícias de hoje adianta que "O Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) vai inviabilizar vários empreendimentos turísticos previstos para o litoral algarvio, entre Vilamoura e Vila Real de Santo António. Os proprietários com projectos já aprovados e que virem reconhecidos os seus direitos adquiridos poderão avançar com pedidos de indemnizações ao Estado. Em causa poderão estar muitos milhões de euros.". Este texto pode ser lido, aqui.

quinta-feira, junho 16, 2005

"EUA adiam passaporte com dados biométricos"

O Público de hoje noticia que "Os viajantes de 27 países aliados, a maior parte dos quais europeus, não terão de ter um passaporte com dados biométricos (impressões digitais, por exemplo) para entrar nos Estados Unidos já a partir de 26 de Outubro, sem precisar de visto. O Governo norte-americano decidiu adiar um ano o prazo da entrada em vigor desta medida - destinada a prevenir a entrada no país de terroristas, criminosos e imigrantes ilegais - porque muitas nações garantiram que não estavam em condições de cumprir o prazo inicialmente previsto. Os cidadãos deste grupo de países isentos de visto, e entre os quais se inclui Portugal, terão contudo de possuir um passaporte com fotografia digitalizada."

"TAP assegura controlo da Varig"

De acordo com o Jornal de Negócio Online, "A operação financeira que permitirá à TAP controlar 20% da congénere brasileira já foi concluída e a sua oficialização está para breve, revela a edição de amanhã da revista «Prémio» a que o Jornal de Negócios Online teve acesso. O plano de Fernando Pinto, que coloca Michael Conolly na liderança da Varig, recebeu o aval de Brasília. Jorge Sampaio marcará presença na primeira viagem da aliança."
Esta notícia pode ser lida na íntegra, aqui.

quarta-feira, junho 15, 2005

Condições para projetos turísticos (Brasil)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados brasileira aprovou o Projeto de Lei 36/03, do deputado Bismarck Maia (PSDB-CE), que estabelece regras a serem seguidas por programas de incentivo ao turismo financiados por recursos federais.
De acordo com o projeto, os recursos serão aplicados preferencialmente nas seguintes ações:
  • criação de infra-estrutura turística;
  • formação e capacitação de mão-de-obra para o setor;
  • levantamento e divulgação de potencial turístico;
  • recuperação de sítios históricos, ambientais e arqueológicos; e
  • construção e reforma de meios de hospedagem; parques temáticos, de exposição e de rodeios; teatros e anfiteatros; teleféricos; centros de compra e de convenções; e estâncias climáticas, termais e hidrominerais.
Requisito rejeitado. Na votação do projeto, a comissão suprimiu o artigo que limitava a concessão dos recursos federais a empreendimentos de estados e municípios que tivessem planos diretores específicos para o setor. Para o relator José Militão (PTB-MG), essa condição seria prejudicial ao desenvolvimento do turismo, pois poderia excluir bons empreendimentos do benefício "simplesmente em razão do desinteresse dos poderes públicos estadual e municipal".
Também foi rejeitado o artigo que fixava prazo de três anos para a aplicação de incentivos nos programas que já se encontram em execução.
Tramitação. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agência Câmara)

A "prioridade da APAVT é apresentar a sua proposta de revisão da lei das agências de viagens ao Secretário de Estado do Turismo"

De acordo com uma notícia assinada pelo jornalista Celso Filipe no Diário Económico de hoje, Vítor Filipe, Presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, entende que "a prioridade da APAVT é apresentar a sua proposta de revisão da lei das agências de viagens ao secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Uma das medidas defendidas é a de que a actividade de animação turística e dos organizadores de congressos e eventos seja enqudarada na nova lei." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto pode ser lido na íntegra, aqui.

terça-feira, junho 14, 2005

Exigência de visto para norte americanos e outras nacionalidades que vêm ao Brasil a turismo deve acabar.

Com a mobilização da Abih- Associação Brasileira da Industria de Hotéis na semana passada, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o Projeto de Lei 2430/03 que termina com a exigência de visto para americanos, australianos, canadenses, japoneses e cidadãos da Nova Zelândia, além de países que forem considerados de prioridade turística pelo Brasil. A proposta seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadenia- CCJC para ser submetida à votação em plenário. Segundo o relator da proposta, o deputado Arnon Bezerra (PTB-CE), a isenção do visto para esses viajante resultará na elevação da entrada de divisas no país e na criação de empregos no setor turístico.
Fonte: O Estado de São Paulo caderno V16 com adaptações.

Página da OMC sobre Ética no Turismo

Em sequência da reunião realizada em Tunes nos dias 16 e 17 de Maio pelo Comité Mundial de Ética no Turismo da OMT - Organização Mundial de Turismo, passou a estar em-linha uma página dedicada à Ética no Turismo, de momento apenas disponível em Língua Inglesa, na qual foram compiladas as informações pertinentes.

segunda-feira, junho 13, 2005

Estamos em Coimbra!

Acabou de se nos juntar Filipe Carvalho, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Técnico Superior da Direcção de Serviços de Turismo da Direcção Regional do Centro do Ministério da Economia e da Inovação.

Até pela ligação à prática quotidiana da Administração Pública e das suas relações com os operadores económicos do Sector, o Dr. Filipe Carvalho é muito bem vindo ao Lex Turistica.

"Valorsul quer transformar aterro em parque temático"

De acordo com uma peça assinada pelo jornalista António Pires Vicente no suplemento Negócios do Diário de Notícias de hoje, "A Valorsul, responsável pelo tratamento do lixo na região de Lisboa, pretende aumentar a capacidade de produção do aterro sanitário de Mato da Cruz (Vila Franca de Xira) e projecta criar futuramente um parque temático de energias renováveis no local.". Este texto pode ser lido na íntegra, aqui.

Cabe sublinhar que a actividade em projecto necessitaria de uma disciplina própria, já que extravasa manifestamente o âmbito da interpretação ambiental, tal como resulta do Decreto-Lei n.º 47/99, de 16 de Fevereiro (como modificado pelo Decreto-Lei n.º 56/2002, de 11 de Março) e do Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto (modificado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/2003, de 10 de Outubro), os quais apenas são aplicáveis a actividades no interior de Área Protegidas.

Novos Participantes no Lex Turistica

Juntaram-se ao Lex Turistica Francisco José Domingos, Advogado e docente da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, e o Doutor Alfredo Soler Valdés-Bango, Advogado e Professor na Área de Derecho Mercantil do Departamento de Derecho Privado y de la Empresa da Faculdade de Direito da Universidade de Oviedo. Cumpre ainda referir que o Doutor Alfredo Soler acaba de publicar uma monografia intitulada El Contrato de Viaje Combinado, pela Thomson&Aranzadi, a qual corresponde à respectiva Tese de Doutoramento.

Sejam ambos muito bem vindos!

domingo, junho 12, 2005

Preso no Rio americano suspeito de turismo sexual (Brasil)

A Polícia Federal prendeu na noite de ontem o americano Kenneth Graham, acusado de gerenciar o turismo sexual no Brasil. Outros 29 turistas americanos também foram detidos quando estava em uma escuna na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Cada um terá de pagar uma multa de R$ 828 por estarem ser documentos quando foram abordados. Com eles estavam 42 prostitutas brasileiras, informou a Globonews.
Graham é suspeito de ser o agenciador dessas prostitutas. Segundo a Polícia Federal, ele já havia sido preso em 2003 pelo mesmo crime. O americano ficou preso na sede da Polícia Federal, na Praça Mauá.
Os outros turistas foram levados até o hotel onde estavam hospedados para pegarem os passaportes e serem liberados. Ele terão três dias para deixar o Brasil. Também foram liberados um brasileiro e um turista que estava na embarcação. (Redação Terra, 12.6.5)

quinta-feira, junho 09, 2005

O Turismo nas negociações de Doha: as propostas da Comissão Europeia

Na passada semana, a Comissão Europeia divulgou as propostas de liberalização em matéria de Serviços que enviou à OMC - Organização Mundial do Comércio no quadro do Desenvolvimento da Agenda de Doha.
No que respeita especificamente às Viagens e ao Turismo, a Comissão propõe-se assegurar aos prestadores de serviços não nacionais que pretendam estabelecer agências de viagens na União Europeia um tratamento idêntico ao dos nacionais. Assim, a nacionalidade das sociedados e dos seus gerentes e administradores não será tida em consideração no licenciamento de novas agências de viagens. Alguns Estados-Membros oferecem-se para levantar algumas restrições específicas que afectam a hotelaria e a restauração, as agências de viagens e os operadores turísticos, os serviços dos guias turísticos e o catering.

Recordamos o Tratado de Marraquexe, de 15 de Abril de 1994, que institui a Organização Mundial do Comércio, contem um Anexo 1 B correspondente ao Acordo Geral sobre o Comércio dos Serviços (GATS), também aplicável ao Sector do Turismo.
Porém, a sua efectivação depende de acordos adicionais no âmbito
do refeido Desenvolvimento da Agenda de Doha. Para mais informações sobre a situação actual, vide a respectiva Página.

quarta-feira, junho 08, 2005

1º Encontro Nacional das Empresas de Animação Turística

Organizado pela PACTA - Associação Portuguesa de Empresas de Animação Cultural e Turismo de Natureza e Aventura, realiza-se no próximo dia 17 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, o 1º Encontro Nacional das Empresas de Animação Turística.
Do respectivo Programa, há a destacar a intervenção de Ana Barbosa, Presidente da Direcção da PACTA / Turaventur - Aventura e Turismo, L.da, "Constrangimentos ao desenvolvimento das empresas de Animação Turística: problemas do actual enquadramento jurídico do subsector."

A este propósito, recordamos que o Decreto-Lei n.º 204/2000, de 1 de Setembro (alterado pelo Decreto-Lei n.º 108/2002, de 16 de Abril), regula(menta) o acesso e o exercício da actividade das empresas de animação turística, enquanto o Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto (alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/2003, de 10 de Outubro), regula(menta) as actividades, serviços e instalações das modalidades de animação ambiental.

José Dirceu: "Parceria entre TAP e Varig resolve-se em 10 dias"

O Diário Económico de hoje antecipa algumas das afirmações de José Dirceu, ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República do Brasil, numa entrevista concedida aos jornalistas Celso Filipe e Mónica Silvares, a publicar na íntegra amanhã, designadamente "[...] que a proposta que a TAP apresentou para viabilizar a Varig está a ser analisada pelo Banco do Brasil, BR (uma participada da Petrobrás) e a Infraero e que a aceitação da mesma por parte destes credores será conhecida 'nos próximos dez dias'. Este prazo terá de ser cumprido 'até porque a situação da Varig exige soluções de curto prazo'".

terça-feira, junho 07, 2005

Overbooking (Brasil)

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizará audiência pública com a participação de representantes das companhias aéreas comerciais, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e do Ministério Público, para prestarem esclarecimentos sobre o OVERBOOKING (venda de bilhetes acima da capacidade da aeronave).
O requerimento da audiência, de autoria dos deputados Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Davi Alcolumbre (PFL-AP), foi aprovado ontem pela comissão. A data da audiência ainda não foi marcada.

Finanças aprova acordo de serviços aéreos com Portugal (Brasil)

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou hoje o Projeto de Decreto Legislativo 1426/04, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (Brasil), que ratifica o texto de acordo sobre serviços aéreos firmado entre o Brasil e Portugal em Lisboa em novembro de 2002.
O acordo tem por objetivo oferecer, em conjunto com as demais normas internacionais de aviação civil, as bases técnicas, comerciais e institucionais para que companhias aéreas do Brasil e de Portugal possam explorar serviços aéreos internacionais nos dois países.
Pelo acordo, cada parte poderá designar até duas empresas aéreas para operar os serviços nas rotas especificadas pelos governos dos dois países. As empresas ficarão livres de impostos e outras taxas nos serviços prestados. Elas também poderão emprestar entre si equipamentos de aeronaves e de segurança e peças sobressalentes.
Ainda segundo o acordo, a bagagem e a carga em trânsito direto serão isentas de direitos aduaneiros e outros impostos semelhantes. Além disso, as taxas pela utilização dos aeroportos, instalações e serviços de navegação aérea não poderão ser mais elevadas que as pagas pelas empresas aéreas nacionais que explorarem serviços internacionais semelhantes.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência e está sujeito à análise do Plenário, já foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e agora será votado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, na qual recebeu parecer favorável do relator, Osmar Serraglio (PMDB-PR). (Fonte: Agência Câmara)

Bem vindo & Benvingut

Tenho a honra de dar as boas vindas ao Lex Turistica ao Colega Roque da Cunha, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro bem como ao Doutor Josep Ma. Bech Serrat da Àrea de Dret Civil da Universitat de Girona, na Catalunha.

Estou certo que o seu contributo será precioso para todos nós!

segunda-feira, junho 06, 2005

Convenção para a Unificação de Certas Regras Relativas ao Transporte Aéreo Internacional

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 2308/02, que homologa o texto da chamada Convenção para a Unificação de Certas Regras Relativas ao Transporte Aéreo Internacional.
Essa Convenção foi elaborada pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), em 1999, e consolida a Convenção de Varsóvia, a Convenção de Guadalajara e os Protocolos de Haia, da Guatemala e de Montreal.
O documento aprovado pela comissão trata de temas como a simplificação e modernização dos instrumentos de contrato de transporte aéreo de passageiro, bagagem e mala postal, destinados a permitir o emprego de meios eletrônicos e a atualização dos limites de responsabilidade civil relativos a dano à bagagem ou à carga e a atrasos.

Responsabilidades
Uma das principais inovações do texto é a noção de responsabilidade ilimitada do transportador em caso de lesão ou morte de passageiros, em contraposição aos montantes fixos estabelecidos anteriormente pela Convenção de Varsóvia.
De acordo com a nova Convenção, prevalecerá um regime de responsabilidade em dois níveis: no primeiro, a noção de responsabilidade objetiva poderá estabelecer compensações de até 100 mil direitos especiais de saque (DES), o equivalente a cerca de 135 mil dólares (aproximadamente R$ 324 mil). Já o segundo tem por base o princípio da culpa presumida, no qual não há limites para essas multas. (Fonte: Agência Câmara, 3.6.5)

"TAP cancela acordo global de ‘code-share’ com a Portugália"

Num artigo assinado pelo jornalista Celso Filipe na edição de hoje do Diário Económico, é revelado que "A TAP decidiu cancelar o acordo global de ‘code-share’ (partilha de voos) que tinha com a Portugália. A decisão abrange todas as ligações, excepto as do Porto e Faro, e entra em vigor a partir do dia 1 de Julho.". Este texto está disponível aqui.

A Suíça confirma a sua integração no Espaço Schengen

Com efectiva incidência na circulação de turistas em toda o Centro da Europa, a Confederação Helvética confirmou a sua pertença ao Espaço Schengen. Para tanto, o Acordo Bilateral com a Comunidade e União Europeias, de 25 de Junho de 2004, foi submetido a referendo, no qual obteve 54,6 % dos votos expressos, havendo participado no acto 56 % dos eleitores.

Para maiores desenvolvimentos sobre o Sistema de Schengen, vide a Página do SCADPLus.

domingo, junho 05, 2005

Desenvolvimento Turístico e Ordenamento do Território, em Portugal

Coincidindo com o Dia Mundial do Ambiente, realizou-se hoje um Conselho de Ministros Extraordinário no qual foram tomadas decisões relevantes para o Desenvolvimento Sustentável do País, nomeadamente no que se refere ao Oredenamento do Território. Assim, foi aprovado oPlano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura-Vila Real de Santo António, o qual "estabelece regimes de salvaguarda de recursos e valores naturais e fixa os usos e o regime de gestão, com vista a assegurar a permanência dos sistemas indispensáveis à utilização sustentável da sua área de intervenção, abrangendo parte dos municípios de Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim [id est, a zona turisticamente mais desenvolvida do Algarve] Este plano visa, em especial, a prossecução dos seguintes objectivos: i) o ordenamento dos diferentes usos e actividades específicas da orla costeira; ii) a classificação das praias e a regulamentação do uso balnear; a valorização e qualificação das praias consideradas estratégicas por motivos ambientais ou turísticos; e iii) a orientação do desenvolvimento de actividades específicas da orla costeira e a defesa e valorização dos recursos naturais e do património histórico e cultural.", como refere o respectivo Comunicado.

No mesmo sentido, foram aprovados o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Internacional (POPNDI), o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNArr), o Decreto Regulamentar que estabelece a reclassificação da Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende e altera os limites definidos no Decreto-Lei n.º 357/87, de 17 de Novembro, passando a denominar-se Parque Natural do Litoral Norte, o Plano de Ordenamento das Albufeiras de Santa Águeda e Pisco (POASAP), o Plano de Ordenamento da Albufeira da Tapada Grande (POATG), o Plano de Ordenamento da Albufeira do Divor (POAD) e a revisão do Plano de Ordenamento da Albufeira do Alvito (POAA).

sábado, junho 04, 2005

"Brasil aprova legislação para TAP entrar na Varig"

Continuando a acompanhar as vicissitudes das negociações entre a TAP e a Varig, cabe referir que no Diário de Notícias - Negócios de hoje é publicada uma peça, assinada pela jornalista Leonor Matias, em cujos termos "O Governo brasileiro vai anunciar na próxima semana se aceita a proposta da TAP Portugal para reestruturar financeiramente a Varig. A companhia aérea portuguesa conta, para já, com o apoio dos ministros brasileiros da Fazenda e da Defesa, António Palocci e José Alencar, respectivamente, que estiveram esta semana reunidos, em Brasília, com Fernando Pinto, administrador-delegado da TAP e David Zylbersztajn, presidente da Varig. Para resolver o grave problema financeiro da companhia aérea, o Governo Federal do Brasil terá que aprovar legislação específica que permita o perdão de uma parte da dívida e o rescalonamento da restante, entre outras medidas urgentes.". Este texto pode ser lido na íntegra, aqui.

sexta-feira, junho 03, 2005

"Governo brasileiro aprova negociações para entrada da TAP na Varig"

De acordo com uma notícia assinada pelo jornalista Paulo de Vasconcellos no Público de hoje, "Depois de quatro horas de conversações, ontem à tarde, em Brasília, o Governo brasileiro deu sinal verde às negociações entre TAP e Varig para a uma proposta de reestruturação financeira da empresa brasileira de aviação mediante a participação accionista da companhia aérea portuguesa.". O restante texto pode ser lido no + Lex Turistica.

quinta-feira, junho 02, 2005

Governo brasileiro quer descentralizar vôos internacionais de São Paulo

Depois do sucesso da TAP, pioneira em lançar vôos regulares diretamente do nordeste para Lisboa, diversas companhias aéreas começam a seguir o exemplo. A Air Europa, a austríaca Lauda Air, a Lloyd Aéreo Boliviano entre outras. Durante a abertura do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, ontem em São Paulo o Presidente Lula afirmou em entrevista ao Estado de São Paulo que "há no país um monopólio da aviação e os acordos bilaterais têm regras do tempo do Império, por isso é política do governo descentralizar os vôos internacionais de São Paulo e criar novos portões de entrada principalmente no Norte e Nordeste".
(Fonte: O Estado de S. Paulo 02/06/2005 Caderno Economia B16, com adaptações)

Alterado o regime jurídico dos campos de férias, em Portugal

Na reunião de hoje do Conselho de Ministros, o Governo de Portugal aprovou o Decreto-Lei que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei nº 304/2003, de 9 de Dezembro, que estabelece o regime jurídico de acesso e de exercício da actividade de promoção e organização de campos de férias destinados a crianças e jovens.
De acordo com o texto do respectivo Comunicado, "Com este Decreto-Lei são alterados alguns artigos do Decreto-Lei 304/2003, que define o regime jurídico de acesso e de exercício da actividade de promoção e organização de campos de férias. O anterior diploma previa um período transitório de um ano, para que as instalações dos campos de férias fossem licenciadas de acordo com a regulamentação imposta pela Portaria nº 586/2004, de 2 de Junho, mas decorrido o prazo nada foi feito quanto ao cumprimento dos requisitos exigidos.
Importa, pois, permitir o alargamento do período de adaptação, das actuais instalações, aos requisitos disciplinados na Portaria nº 586/2004, de 2 de Junho, que regulamenta os campos de férias quanto ao licenciamento das mesmas, evitando-se, desta forma, o seu encerramento bem como, a suspensão dos alvarás emitidos.Assim, as alterações agora introduzidas têm dois objectivos essenciais:
a) A necessidade de inserção de um projecto pedagógico e de animação, para a melhor formação cultural e cívica dos jovens beneficiários destes campos de férias;
b) O alargamento do período de adaptação, até 2007, das actuais instalações, aos requisitos disciplinados na Portaria nº 586/2004, de 2 de Junho, que regulamenta os campos de férias quanto ao licenciamento das mesmas.". (A hiperligação foi acrescentada)